Avitaminose

  • Português

Para perceber o que é a Avitaminose, é necessário, em primeiro lugar, perceber que as vitaminas são fundamentais para a vida humana.

Embora entrem no organismo em quantidades muito pequenas, as vitaminas desempenham um papel fundamental no crescimento celular e na defesa interna, contra infeções.

Estas salientam-se de outras substâncias pela falta de ação energética, tendo em conta a pequeníssima quantidade em que são empregadas, e por não entrarem em estruturas celulares. Apesar disso, se for praticada uma alimentação deficiente em vitaminas, podem ser provocadas, no organismo, graves perturbações.

Estas são classificadas como avitaminoses ou carências vitamínicas, embora o termo certo seja hipovitaminoses, uma vez que os problemas que podem resultar, provêm, não de uma carência total de vitaminas, mas sim de uma diminuição significativa da porção vitamínica ingerida através da alimentação.

Ou seja, as avitaminoses são um conjunto de doenças, provocadas pelo decréscimo ou deficiência adquirida de vitaminas presentes no organismo, proveniente de uma alimentação incorreta, que pode ter origem noutro problema de saúde. Em casos mais simples, estas doenças podem ser tratadas com o emprego de suplementos vitamínicos.

[-] Índice de conteúdos

Consequências da Avitaminose

A necessidade vitamínica é influenciada por diversos fatores. Assim, a falta de vitaminas também se pode expressar de variados modos.

A deficiência de vitamina A pode levar à cegueira noturna, isto é, inaptidão de ver normalmente, quando há carência de luz. Isto deve-se ao início de um mau funcionamento dos bastonetes. Pode também causar cegueira diurna, mas desta vez, causada pelo mau funcionamento dos cones. Há, também, probabilidade de ocorrer um fortalecimento da córnea, fazendo com que esta se torne meia opaca, o que prejudica gravemente a visão. Estas deficiências podem não só ser causadas pela falha de vitamina A mas também pela carência de proteínas e de energia, que inibe o transporte desta vitamina, ao longo do corpo do organismo. Quando estes sintomas não são tratados atempadamente, podem levar à perda completa da visão.

Para perceber o que é a Avitaminose, é necessário, em primeiro lugar, perceber que as vitaminas são fundamentais para a vida humana. (Autor: Imagem em domínio público)

Para perceber o que é a Avitaminose, é necessário, em primeiro lugar, perceber que as vitaminas são fundamentais para a vida humana. (Autor: Imagem em domínio público)

No caso de uma carência de vitamina B, pode ocorrer ariboflavinose, pelagra, deficiência de piridoxina, deficiência de biotina, deficiência de folato e deficiência de vitamina B12.

Já se existir uma falha na quantidade de vitamina C, pode desenvolver-se escorbuto, hemorragias internas, gengivite e hemorragia nasal.

Como Evitar a Avitaminose

Uma das causas de uma alimentação pobre em nutrientes é a perda destes quando cozinhados. Para evitar este fato, deve cozinhar os alimentos com casca. Pode ainda por optar por ingerir alimentos crus, em saladas ou em sumos, que preservam as vitaminas. Por último, prepare os seus alimentos apenas na hora em que os vai ingerir, evitando a oxidação destes e a consequente perda de vitaminas.

Etiquetas: avitaminose, como evitar a avitaminose, consequências da avitaminose, suplementos

Leave a Reply

Your email address will not be published.