Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Exercícios Para o combate à Celulite

[-] Índice de conteúdos

Será mesmo verdade que o exercício físico é importante para o combate à celulite? Sim é verdade!

Quando alguém pratica exercício físico regularmente, as hipóteses de desenvolvimento de celulite irão diminuir, e mesmo que você venha a ter celulite, a aparência de casca de laranja não será tão pronunciada.

Apesar de existirem alguns tratamentos para o combate à celulite que ajudam a disfarçá-la, a verdade é que dificilmente irão produzir os resultados esperados.

Isso porque, não existe nenhum creme anti-celulite que, após ser aplicado sobre a pele, consiga penetrar na pele e reorganizar as células de gordura que se encontram abaixo da superfície, ou seja, nenhum creme consegue resolver a causa básica do aspeto tipo casca de laranja.

Por outro lado, a lipoaspiração realmente remove os depósitos de gordura em excesso, mas não consegue alterar o aspeto da gordura que lá fica.

E no caso das dietas, é verdade que com uma boa dieta você pode perder algum do seu peso, mas com o tempo, provavelmente você voltará aos seus antigos hábitos alimentares e o problema continuará a existir ou até piorará.

Portanto, apesar de todos esses serem métodos que podem ajudá-la a perder gordura, sozinhos eles não vão resolver o seu problema. A solução terá que passar sempre pelo exercício físico regular.

Exercício Físico Para o Combate à Celulite

Vários especialistas têm recomendado a prática de exercícios de cárdio diários combinados com duas a três sessões de treino semanais e uma dieta saudável.

Este é um sistema de combate à celulite comprovadamente eficaz. Segundo certo estudo realizado por investigadores da Universidade de South Shore YMCA em Quincy, tendo como base um grande número de participantes, foi concebido um programa de combate à celulite que incluía 20 minutos de treino de força, com cinco exercícios para o tronco e cinco para a parte inferior do corpo, e também 20 minutos de caminhada ou corrida na passadeira em que se atingia 70 a 80% da frequência cardíaca máxima.

Os participantes deveriam realizar esta série de exercícios 3 vezes por semana, podendo nos restantes dias fazer treino cárdio.

Será mesmo verdade que o exercício físico é importante para o combate à celulite? Sim é verdade! (Autor: Sérgio Savarese)

Será mesmo verdade que o exercício físico é importante para o combate à celulite? Sim é verdade! (Autor: Sérgio Savarese)

O resultado foi o seguinte: ao fim de oito semanas, os participantes tinham perdido, em média, 5 Kg, dos quais 2 kg eram perda de gordura. No entanto, no caso de alguns dos participantes, junto com o exercício físico foi testada também uma dieta saudável baseada na pirâmide alimentar com um consumo médio de 2200 calorias. Esses perderam o dobro da gordura em relação aos outros.

Assim, a conclusão a que se chegou foi que, para perder gordura e manter o peso é necessário conciliar exercício físico com uma boa dieta e depois manter esses bons hábitos.

E que tipo de exercício físico deve ser feito? Num outro estudo, dois grupos distintos praticaram exercício físico e fizeram uma alimentação equilibrada. O primeiro grupo fazia 30 minutos diários de bicicleta e, ao fim de oito semanas, os seus participantes perderam em média 4 Kg de gordura, mas não ganharam músculo, o que melhorou ligeiramente a sua composição corporal. O segundo grupo fazia 15 minutos de bicicleta seguidos de exercícios de força e, ao fim das mesmas oito semanas, os seus participantes perderam em média 5 Kg de gordura e adicionaram 2 Kg de músculo, o que resultou numa melhoria significativa da sua composição corporal.

Portanto, podemos daí concluir que, além da boa alimentação, os exercícios físicos devem ser bem selecionados. Mas, como fazer uma boa escolha dos exercícios a fazer?

Bem, para os exercícios de treino de força, talvez você possa utilizar as barras, elásticos, máquinas e o seu próprio peso corporal. Se tiver dúvidas quanto a por onde deve começar, então o ideal será fazer uma ou duas sessões com um personal trainer certificado que poderá ajudá-la a começar como deve ser. Óbviamente que os resultados não irão aparecer da noite para o dia, mas com um bom programa de exercício físico e auma alimentação saudável, você irá reduzir a gordura que está no seu corpo e a sua pele perderá aquele aspeto de casca de laranja tão caraterístico de quem tem problemas de celulite.

Avalia este conteúdo
3.7/5 (6 votos)
Etiquetas: alimentação para combater a celulite, causas da celulite, celulite, como tratar a celulite, dieta, exercícios físicos, ganhar peso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.