Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Como Acabar Com as Estrias

As estrias podem surgir sob formas diferenciadas: aparecem na pele quer como listas brancas quer avermelhadas (Autor: Veronica Foale)

As estrias podem surgir sob formas diferenciadas: aparecem na pele quer como listas brancas quer avermelhadas (Autor: Veronica Foale)

As estrias podem surgir sob formas diferenciadas: aparecem na pele quer como listas brancas quer avermelhadas.

Não existe um tratamento definitivo que elimine as estrias, mas são vários os tratamentos que têm como objetivo a sua diminuição.

Associados a estes, surgem também variados modos de prevenção do seu aparecimento.

Este mal atinge maioritariamente as pessoas do sexo feminino relativamente às masculinas. Tudo isto deve-se ao fator biológico, uma vez que a mulher possui duas hormonas, a progesterona e o estrógenio, que são os maiores responsáveis pela rutura das fibras elásticas da pele que causa as estrias. Estas são consequência do esticamento da pele para lá do seu limite elástico. Efetivamente, mesmo podendo ser esticada, a pele tem um limite que, quando ultrapassado, resulta no rompimento.

As mulheres sofrem bastante com o seu aparecimento, embora atualmente também existam vários homens que são vitimas delas, acabando por ver comprometido o aspeto da pele, em virtude das inúmeras manchas avermelhadas ou de cor branca. Tal como já dissemos, a predisposição da mulher é superior à do homem para ter estrias.

Hoje em dia, constata-se já a existência de alguns tratamentos que têm como objetivo auxiliar no combate às estrias. Não, salientamos, eliminá-las completamente. As localizações mais comuns para as estrias são nas nádegas, coxas, seios e barriga. Assim, a pele é castigada com lesões avermelhadas que vêm progressivamente a tornar-se esbranquiçadas.

De momento, são várias as receitas caseiras para o tratamento de estrias, sendo os resultados frequentemente melhores do que um tratamento extenso em clínicas, uma vez que nestas o resultado é notório apenas a longo prazo. Desta forma, temos visto surgir uma espécie de medicina alternativa criada com ingredientes disponíveis na larga maioria das casas.

[-] Índice de conteúdos

Fatores Potenciadores do Aparecimento de Estrias

Engordar e emagrecer (efeito iô-iô): As estrias surgem de forma mais frequente em pessoas que engordam e emagrecem de forma continuada e sem estabilidade. A explicação é simples: aumentando o peso, as células não conseguem acompanhar o aumento de gordura, não se duplicando de forma proporcional. Consequentemente, torna-se fácil a aparição de estrias em regiões onde o aumento da gordura é maior, nomeadamente o rabo, barriga, braços e seios.

Crescimento rápido: Nem só as pessoas com excesso de peso podem ter estrias. De facto, mesmo em pessoas magras, o crescimento exacerbado de forma rápida durante a puberdade retira ao corpo o tempo de adaptação necessário ao crescimento dos órgãos. Assim, surge a estria.

Tempestade hormonal: Na puberdade, uma enorme quantidade de hormonas são libertadas no corpo humano. Este fenómeno verdadeiramente tempestivo provoca alterações drásticas no corpo que podem conduzir ao aparecimento de estrias.

Excesso de exercícios: Se se exercitar em excesso, levando os músculos a crescerem rápido demais, a pele estica-se muito e rompe as suas fibras, levando ao aparecimento de estrias

Gravidez: As hormonas associadas à gravidez, em conjunto com o acréscimo de peso corporal e crescimento da barriga podem levar ao surgimento das inestéticas estrias. Segundo vários dermatologistas, torna-se fulcral controlar o aumento de peso, que não deve exceder os 12 quilos, e ainda tentar deixar a pele hidratada através da utilização de óleos próprio para o corpo.

Secagem da pele: Abusar do tempo ao sol ajuda as estrias a aparecerem. O astro-rei fragiliza as fibras, desse modo comprometendo as suas propriedades. Igualmente, o excesso de temperatura no banho remove a camada protetora da pele, sendo ainda a falta de hidratação outra causa frequente.

Tratamentos Indicados Para Estrias

Tal como já tínhamos dito, são variados os tratamentos de cariz estético indicados para diminuir as estrias., embora nenhum deles as elimine de vez. Abaixo, enumeramos todos os tratamentos que têm como fim diminuir as estrias, dependendo do seu grau de desenvolvimento.

Laser: é um método moderno de redução de estrias. Começa por se realizar um lixamento da pele, eliminando grande parte da sua camada superficial. O laser é bastante eficaz, podendo eliminar estrias recentes, reduzindo as outras..

Ácido: Este método consiste na aplicação de cremes que têm como base o ácido retinóico, acelerando assim a renovação celular. Além disso, atua na formação de colagénio novo. Demora um ano a fazer efeito, e não pode ser prosseguido se a pessoa se for expôr ao sol.

Lipo: Geralmente, a sucção de gordura superficial de regiões livres de estrias vai estimular a produção de colagénio da pele, o que melhora o seu carácter elástico.

Peeling: Realiza-se por intermédio de um lixamento da pele executado com o Skin Lifting, um aparelho italiano que procede a um tipo de peeling profundo, também intitulado de dermoabrasão. O seu nome deve-se à ação abrasiva de um jato de microcristais de óxido de alumínio. Com este tratamento, é eliminada de forma regular e constante a camada superficial da epiderme. Assim, haverá uma regeneração celular que tem como consequência o aparecimento de uma nova pele.

Por fim, apresentamos uma receita caseira para combater as estrias.

Receita Caseira Para Combater Estrias

Tratamento anti-estrias com cereais

1 Passo: esfolie para remover as células mortas

Esfoliante
Ingredientes
2 colheres (sopa) de fubá
2 cols (sopa) de aveia
2 cols (sopa) de gérmen de trigo
4 cols (sopa) de água
Preparação: Misture todos os ingredientes, massajando de forma vigorosa a região alvo de tratamento. Depois, use um bocado vegetal levemente humedecido para esfoliar. Para o fazer, deve esfregar com movimentos circulares.

2 Passo: massaje a pele de forma a ativar a circulação

Ingredientes
Óleo de gérmen de trigo ou rosa-mosqueta
Mel puro
Filme plástico
Preparação: Massaje com o óleo as estrias, fazendo o movimento no sentido contrário àquele em que elas se dispõem. Ou seja, se elas forem horizontais, esfregue na vertical. Mas atenção: os movimentos devem ter intensidade, para permitir a ativação de toda a circulação. Posteriormente, faça a aplicação do mel em toda a extensão a tratar, colocando um filme plástico por cima. Depois, espera 5 minutos antes de enxaguar com água morna.

3 Passo: aplique a loção calmante

Loção
Ingredientes
1/2 litro de soro fisiológico
5 gotas de ginseng
2 gotas de própolis
5 cenouras batidas na centrífuga
Preparação: Misture os ingredientes. Depois de embeber um algodão na loção resultante, aplique-a na pele e espere 5 minutos. No fom, enxague com água morna.

Avalia este conteúdo
2.9/5 (21 votos)
Etiquetas: causas das estrias, estrias, tratamento das estrias
2 comentários sobre “Como Acabar Com as Estrias
  1. Amelia hostene disse:

    Óleo de rícino será que também ajuda?

  2. Francielly Lemos disse:

    Sofro com estrias e celulite e tenho muita vergonha do meu corpo principalmente na praia…É muito constrangedor ver as pessoas olhando. Sempre estou em buscas de soluções e esse artigo me ajudou muito com as dicas. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.