Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Benefícios da Atividade Física

Atualmente são cada vez mais as pessoas que implementam no seu dia-a-dia a prática de atividade física, dado a sua importância para a nossa saúde.

Deste modo a prática de exercício físico, vai muito para além da perda de peso, pois segundo a OMG – organização mundial de saúde, o exercício físico poderá prevenir, eliminar ou atenuar o aparecimento ou desenvolvimento de muitas doenças.

Acabando assim por proporcionar aos indivíduos mais ativos um aumento da qualidade de vida, tanto a nível físico como a nível psicológico.

[-] Índice de conteúdos

Pratique Exercício Físico e Tenha Menos Probabilidades de Vir a Contrair Problemas de Saúde

Como sabemos, a medicina tem evoluído bastante ao longo dos anos, porém apesar de existirem tratamentos e curas para a maior parte das doenças e problemas de saúde, se não praticar exercício físico ao longo da sua vida, a sua qualidade de vida irá diminuir drasticamente ao longo dos tempos.

Atualmente está comprovado que um indivíduo que pratique exercício físico regularmente, tem menos probabilidades de vir a contrair problemas de saúde graves, como diabetes, cancro e doenças cardíacas.

Tal como fora citado anteriormente, para ter uma saúde sã ao longo de toda a sua vida é fundamental tornar-se uma pessoa mais ativa, deste modo deve praticar exercício físico regularmente, uma vez que este lhe poderá oferecer inúmeros benefícios psicológicos e físicos.

Eis as vantagens que o exercício físico tem para si:
– Prevenção da osteoporose;
– Diminuição da probabilidade de vir a sofrer um avc;
– Diminuição da tensão arterial;
– Diminuição da probabilidade de vir a sofrer de diabetes;
– Aumento do bem-estar, quer físico, quer psicológico;
– Diminuição de estados de ansiedade e depressivos;
– Aumento da auto-estima;
– Restruturação das estruturas musculares e ósseas;
– Diminuição da dor e das tenções musculares;
– Aumento da concentração e eficácia;
– Perda de peso;

Deste modo você pode constatar, que a prática regular de exercício físico tem inúmeras vantagens para si, no entanto estas não ficam por aqui. Através da atividade física irá essencialmente reduzir o nível de risco de vir a ter uma morte prematura. Contudo apesar de todas as vantagens que pode obter através da prática regular de exercício físico, segundo alguns estudos realizados, veio-se a constatar que o nível de praticantes é bastante reduzido, o que de certa forma se torna bastante preocupante, isto quer dizer que daqui a uns anos a nossa população terá uma esperança média de vida mais reduzida.

Atualmente são cada vez mais as pessoas que implementam no seu dia-a-dia a prática de atividade física, dado a sua importância para a nossa saúde (Autor: Imagem em domínio público)

Atualmente são cada vez mais as pessoas que implementam no seu dia-a-dia a prática de atividade física, dado a sua importância para a nossa saúde (Autor: Imagem em domínio público)

Pois como sabemos a isenção da prática de exercício físico poderá levar ao aparecimento de problemas cardíacos, tais como angina de peito, problemas respiratórios, com é o caso da asma, e poderá também levar a que haja uma diminuição da capacidade motora e psicológica, tornando assim o indivíduo numa pessoa dependente de terceiros.

Benefícios Cardíacos da Atividade Física

Agora falando um pouco de todos os benefícios que o exercício físico tem para o seu coração. Para além dos que foram citados anteriormente, através da prática regular de exercício físico, irá proporcionar um melhoramento do funcionamento do seu coração, deste modo irá prevenir o aparecimento de doenças cardíacas.

Em relação as pessoas que já sofreram algum tipo de problema cardíaco, a prática de exercício físico irá prolongar a sua vida, uma vez que o exercício físico leva a que haja uma melhor vascularização do coração. Por fim, sabe-se também que o exercício físico é um dos principais intervenientes na luta contra o colesterol e contra a pressão arterial.

Tendo em conta todas as vantagens inerentes ao exercício físico, não nenhuma razão par não o praticar, lembro que uma pequena caminhada diária pode vir a fazer a diferença na sua saúde. Sendo assim se quer prevenir todas estas doenças não tem uma única razão que não o leve a praticar exercício físico.

Faça exercício físico e ganhe saúde.

Avalia este conteúdo
2.925/5 (7 votos)
Etiquetas: benefícios cardíacos da atividade física, benefícios da atividade física, coração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.