Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Cuidado Com os Anabolizantes

O culto do corpo é hoje em dia uma moda (Autor: Würfel @ Wikipedia)

O culto do corpo é hoje em dia uma moda (Autor: Würfel @ Wikipedia)

O culto do corpo é hoje em dia uma moda.

Os cuidados com a aparência, com as nossas roupas, com o nosso físico, são cada vez mais preocupações, tanto de jovens, muito influenciados pelos mitos criados na televisão, cinema e na moda, como de todos os tipos de adultos.

Existe hoje uma divisão clara entre os que praticam exercício físico. Numa grande parte, aqueles que utilizam parte do seu tempo livre a fazer algum tipo de desporto, nem que seja apenas andar a pé, está a fazê-lo com motivações corretas.

Perder peso, fazer a manutenção muscular do corpo, ou ainda, como prevenção de doenças, são os motivos mais normais para as pessoas fazerem exercício físico regularmente.

Há depois outros, que têm motivos mais competitivos! De qualquer das maneiras, fazer desporto é sempre bom!

No entanto, temos aqueles que pretendem levar o culto do corpo mais além! Um corpo perfeito, com músculos desenvolvidos e bem definidos! Muitos desejam-no, mas nem sempre, na realidade, na maioria dos casos não acontece, esse ideal de corpo é impossível de atingir apenas com exercício físico.

Dessa maneira, algumas pessoas acabam por ser atraídas pelos anabolizantes, que lhes permite alcançar esse desejo! No entanto, estes medicamentos acarretam perigos vários para a nossa saúde.

[-] Índice de conteúdos

O Que São Anabolizantes?

Os anabolizantes são hormonas sintéticas produzidas a partir da hormona sexual do homem, a testosterona, que permitirão ao seu corpo ganhar massa muscular, força física e aumentar resistência. Inicialmente apenas eram utilizados para fins medicinais, tais como na recuperação muscular ou em certas desordens hormonais, mas hoje em dia são muito procurados por atletas desportivos e culturistas, e não só, à procura de perder gordura corporal e aumentar o seu desempenho nas suas provas desportivas.

São vendidos em cápsulas, comprimidos ou injeções. No entanto, devido à sua ação, esta droga é considerada doping. Os atletas que usem este tipo de medicamento estão a incorrer numa ação ilegal, que pode ter consequências, tanto a nível desportivo, como judicial.

O uso desta droga irá implicar, além dos riscos legais para um atleta desportivo, também graves riscos de saúde. Estamos a falar de uma droga que, mesmo sem o aspeto viciante, tem efeitos potencialmente graves, devido à sua composição de testosterona. Acne, aparecimento de pelos na cara, engrossamento na voz, no caso específico da mulher, alteração do ciclo menstrual, tornando-se altamente irregular, e no caso específico do homem, desordens testiculares e diminuição da produção de esperma, e ainda, impotência sexual. Temos ainda efeitos potencialmente fatais como hipertensão e ataques cardíacos. Em casos menos habituais, mas mesmo assim, suficientemente frequentes, há ocorrência de crescimento dos seios nos homens, numa doença denominada de ginecomastia.

Como vê, são claramente mais os contras que os prós no uso de medicamentos anabolizantes. Um corpo perfeito demora o seu tempo, e nem sempre o podemos alcançar. Temos de saber respeitar o nosso corpo, para que o exercício físico seja uma forma de ter mais saúde e não o contrário!

Avalia este conteúdo
2.575/5 (3 votos)
Etiquetas: anabolizantes, ganhar peso, massa muscular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.