Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Proteja o Seu Coração e Regule o Colesterol

[-] Índice de conteúdos

O colesterol é um problema que afecta uma faixa significativa da população portuguesa.

O grande problema do colesterol é que não é como as outras doenças.

Não dói. Não se sente. Mas de forma silenciosa pode provocar graves doenças cardiovasculares levando mesmo à ocorrência de mortes.

O Que é Colesterol?

O colesterol é uma gordura essencial para o bom funcionamento do organismo humano. Sendo responsável pela produção de um grande número de hormonas e/ou vitaminas.

O colesterol é uma gordura essencial para o bom funcionamento do organismo humano. Sendo responsável pela produção de um grande número de hormonas e/ou vitaminas (Autor: Denise Chan)

O colesterol é uma gordura essencial para o bom funcionamento do organismo humano. Sendo responsável pela produção de um grande número de hormonas e/ou vitaminas (Autor: Denise Chan)

Todos nós temos colesterol. A diferença é que alguns de nós têm colesterol na quantidade indicada e/ou ideal para o bom funcionamento do organismo. Outras pessoas têm em excesso e é nesse ponto de viragem que o colesterol se torna uma doença. Ao acumular-se nas paredes das artérias, este pode contribuir para o aparecimento de doenças coronárias.

Dados Estatísticos do Colesterol

Estima-se que, em Portugal, a cada hora que passa morrem três pessoas devido a um acidente vascular cerebral. Esta é a doença que mais mata no nosso país.

A segunda maior causa de morte é o enfarte do miocárdio. Denominador comum: colesterol.

O Colesterol Pode Ser Genético?

Sim, o colesterol pode ser herdado. Por esse motivo, os familiares directos (irmãos, filhos, etc) devem fazer analises para verem se também têm ou não. No entanto esta não é a única forma de ter colesterol. Uma percentagem significativa da população ganha colesterol devido aos seus hábitos alimentares.

O Que Fazer Para Prevenir o Colesterol

Como anteriormente referido o colesterol é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. No entanto o colesterol em excesso não o é. Para prevenir que chegue a esse ponto existem algumas coisinhas que pode fazer. Nomeadamente:

  • Limite/controle a ingestão de gorduras saturadas (por exemplo: carne, marisco, pele de frango e lacticínios gordos).
  • Evite as gorduras transformadas (por exemplo: comida pré-feita, batatas fritas e algumas margarinas).

O ideal é que faça uma alimentação variada, equilibrada e saudável. Os excessos e maus hábitos devem ficar de lado.

Mito ou Realidade

Normalmente as pessoas têm a ideia de que o colesterol é uma doença associada a pessoas com excesso de peso ou obesas e que não afecta as pessoas magras. No entanto, isso é um mito. As pessoas obesas não têm obrigatoriamente de ter colesterol. E as pessoas magras não estão livres dele.

É de salientar que o sedentarismo e o excesso de peso são factores que estão directamente ligados com o aparecimento do colesterol. No entanto, não é regra obrigatória. Uma pessoa que tenha um peso considerado normal pode ter colesterol e nem sequer suspeitar. Isso pode estar associados a outros factores como hereditariedade, idade, menopausa ou associado a doenças como a diabetes ou insuficiência renal.

Nunca é demais relembrar que o colesterol é uma doença silenciosa e que o pode ter sem suspeitar.

Por isso pratique um estilo de vida saudável, faça exercício físico, faça uma alimentação saudável e equilibrada e faça análises sanguíneas com regularidade. Como se costuma dizer “mais vale prevenir do que remediar”.

Avalia este conteúdo
3.625/5 (2 votos)
Etiquetas: colesterol, como proteger o coração, coração, enfarte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.