Causas e Tratamentos Para a Calvície

A calvície é uma preocupação acima da média para a juventude mais recente.

A calvície é algo que ocorre na nossa crosta capilar de uma forma alopecia caracterizada por uma grande ou excessiva perda de cabelos em pequenos espaços de tempo, devido a alguns factores, muitos deles de forma hereditária.

Por norma, os casos de calvície são mais frequentes nos homens.

Deste modo o tipo mais comum desta causa é chamado de alopecia androgenética ou calvície de padrões masculinos.

Este problema, que para muitos parece uma doença, mas não é de modo algum, está presente em cerca de 50% a 55% dos homens actuais.

[-] Índice de conteúdos

Causas da Calvície

A calvície não é nenhuma doença

A calvície no sexo masculino é causada por diversas razões. Uma delas é a alteração genética herdada pelos genes familiares, que possuem uma substância natural conhecida como DHT, que não só aumenta o aumento de calvície, como aumenta a probabilidade de ter problemas de próstata.

Muitos estudos realizados a fios de cabelo presentes no couro cabeludo, de calvos e nao-calvos, do sexo masculino mostram resultados de DHT e ainda 5-alfa-redutase em excesso no couro cabeludo, o que torna a probabilidade de calvície muito mais alta.

A 5-alfa-redutase é um elemento muito importante no que diz respeito à formação de DHT e, de certa forma, níveis bastante elevados de DHT estão associados à calvície masculina. Em norma, a calvície inicia uma velocidade mais acelerada quando se atinge uma idade entre os 30 a 35 anos de idade.

A calvície é uma preocupação acima da média para a juventude mais recente. A calvície é algo que ocorre na nossa crosta capilar (Autor: (Autor: Lkinkade)

A calvície é uma preocupação acima da média para a juventude mais recente. A calvície é algo que ocorre na nossa crosta capilar (Autor: (Autor: Lkinkade)

Contudo, a idade deste processo não é fixa. Ou seja, este processo define-se pela quantidade de genes herdados dos familiares masculinos, quantos mais genes herdados mais cedo será a calvície. Tendo mesmo em conta que existem outras causas para o aparecimento da calvície.

Tal como o uso excessivo de bonés, a má aplicação de produtos no cabelo, o mau tratamento das raízes do cabelo, o uso de elásticos ou outras substâncias que apertem bastante no cabelo ou na cabeça. Isto porque o sangue precisa de circular bem, sem ser impedido por diversas coisas.

A calvície é iniciada, de certa forma, com o enfraquecimento do cabelo, encurtamento e despigmentação dos cabelos nas zonas frontotemporais da cabeça, aumentando assim com o tempo e evoluindo para a atrofia e morte dos folículos capilares. Apesar de estes preservarem sempre as áreas laterais e posteriores, tendo em conta que estas são imunes à acção de DHT. Tal como costumamos ver na maior parte dos casos de calvície, as partes laterais ficam sempre com um curto e ligeiro cabelo, ao contrário da zona frontal.

Tratamento da Calvície

Existe hoje uma vasta gama de tratamentos para esta causa. Contudo, nem todas são 100% confiáveis, nem todas elas trazem os resultados desejados.

Podemos fazer um transplante capilar, um tratamento a lazer, o uso de produtos naturais para o renascimento de pigmentos da zona capilar morta, existem medicamentos diversos e até podemos fazer algumas sessões de tratamentos com químicos. Contudo nenhum destes é 100% fiável a nível de resultados. Tendo mesmo em conta que por vezes podemos até piorar a zona capilar e ficar incapacitado de ter cabelo novamente.

Existem raros casos de algumas pessoas que conseguiu o sucesso de voltar a ter cabelo através de alimentações saudáveis. O que é preciso uma grande perícia e acima de tudo, uma enorme força de vontade e paciência.

O que pode ser feito para evitar a calvície precoce? Na maior parte dos casos, devem ser usados bons produtos de lavagem capilar e nunca trocar de marcas em pequenos espaços de tempo, estraga o cabelo significativamente.

O uso de bonés, deve ser reduzido ou em caso de uso nunca apertar de forma muito justa, não esquecer que a cabeça necessita do bom funcionamento e distribuição do sangue. Podemos ainda não usar elásticos com metais ou de formas bastante apertadas, isto para que tem cabelo comprido.

Lavar o cabelo todos os dias ou dia sim, dia não. Nunca esquecer, após todas as lavagens executar uma boa secagem ao cabelo, se usar um secador, nunca use a quente ou a frio, use a temperatura morna ou ambiente. Por fim, nunca esquecer de deixar o cabelo arejar o máximo possível.

Etiquetas: causas da calvície, tratamento da calvície
Um comentário sobre “Causas e Tratamentos Para a Calvície
  1. Ricardo Oliveira disse:

    Ótima matéria. Muito esclarecedora.
    Obrigado !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.