
Factores como a obesidade, actividade física reduzida, questões genéticas ou hereditárias são muitas das causas para o aumento do colesterol (Autor: TV Brasil – EBC)
Presente no plasma sanguíneo de todos os animais, o colesterol habitualmente baptizado de “gordura do sangue” existe em todos os mamíferos e é essencial para a construção e manutenção das membranas celulares.
Viaja através da corrente sanguínea e não se dissolve na água ou no sangue.
Está presente no fígado e é necessário, mas quando em excesso trás complicações.
É fundamental na produção de vitamina D, hormonas e ácidos biliares.
Esta presente também nas membranas celulares e praticamente em todas as partes do corpo como o coração, cérebro, sistema nervoso, músculos e intestinos.
[-] Índice de conteúdos |
---|
Origens do Colesterol
Factores como a obesidade, actividade física reduzida, questões genéticas ou hereditárias são muitas das causas para o aumento do colesterol. Mas na maioria dos casos uma dieta pouco equilibrada é origem mais comum.
A gordura saturada, presente nos alimentos de origem animal como a carne vermelha por exemplo, é normalmente a principal causa, dado que quando ingerida potencia o aumento dos níveis de colesterol.
Existem dois tipos de colesterol:
- HDL-High Density Lipoprotein (Lipoproteína de elevada densidade);
- LDL-Low Density Lipoprotein (lipoproteína de baixa densidade);
O colesterol LDL é o tão falado “mau” Colesterol e pode provocar coágulos no sangue devido à acumulação de gordura nas artérias (artereoesclerose) e poderá em casos mais graves provocar ataque cardíaco e outras doenças coronárias.
Já o “bom” Colesterol ou o Colesterol HDL é responsável pela recolha da gordura e consequente reencaminhamento dos valores excessivos para o fígado. O Colesterol HDL quando em valores normais reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Valores aconselháveis:
– Colesterol HDL-High Density Lipoprotein: de 40 a 80 mg/dl- Colesterol LDL -Low Density Lipoprotein: de 50 a 140 mg/dl
Perto de 60% dos portugueses sofrem de Colesterol. Nas mulheres o “mau” Colesterol é mais predominante e manifesta-se geralmente após a menopausa.
Sintomas do Colesterol
Não existem propriamente sintomas associados.
O efeito nocivo do Colesterol só é possível de detectar aquando de alguma complicação de saúde e é comum muitas pessoas nem terem conhecimento de que sofrem de colesterol.
A sua detecção atempada previne complicações graves e apenas a realização de análises permite detectar o problema.
Consequências do Colesterol Alto
Quando o seu valor é elevado, o colesterol revela um maior risco aumentado de sofrer de enfarte do miocárdio.
A causa: Presença de matéria gorda nas paredes dos vasos sanguíneos.
Como Combater o Colesterol
Uma dieta equilibrada e exercício físico são fundamentais para ajudar a regular os níveis de colesterol e proporcionar uma vida saudável.
Alimentos a Evitar
Croissants, leite gordo, gelados de leite, natas e leite condensado, tartes, pudins, peixe frito, camarão e lulas.
Pastéis de carne, patés, salsichas e todas as carnes cuja gordura seja visível, toucinho e banha.
Também é desaconselhável o consumo de batata assada, frita ou de pacote, chocolates e caramelos, frutos secos e salgados, maionese, molhos, café expresso e refrigerante.
Alimentos a Consumir com Moderação
Leite meio-gordo, queijo flamengo, ovos (não mais que dois por semana), lagosta, carne de vaca magra, fígado.
Óleo de girassol, milho ou soja, azeite e margarinas polinsaturadas.
Batatas assadas ou fritas nos óleos recomendados. Amendoins e pistácio.
Alimentos Recomendados Para Combater o Colesterol
Pão integral, cereais integrais, massa e arroz, iogurte e queijo magro, clara de ovo, peixe sem pele, ostras e sopas de vegetais.
Carne de peru, coelho, cabrito, vitela ou carne de caça. Nozes, amêndoas e castanhas, chá, água e café de saco.
Pimenta e ervas aromáticas. Amoras, pêssego e papas de aveia. Todo o tipo de legumes com especial destaque para as lentilhas, favas, batata cozida e milho, couve-de-bruxelas, aipo e beringela.
Os níveis de Colesterol elevados são responsáveis por uma morte a casa 33 segundos.
Faça uma alimentação equilibrada. – Pela sua saúde.
Deixe uma resposta