Percebendo os Efeitos da Anemia

O que é a anemia?

Como a podemos detectar?

A anemia pode ser detectada através de uma análise sanguínea.

A análise deve incidir sobre os valores de hemoglobina apresentados.

[-] Índice de conteúdos

Sintomas da Anemia

A hemoglobina tem como função primordial o transporte de oxigénio no sangue, daí que um dos sintomas físicos de anemia (níveis baixos de hemoglobina) seja a palidez.

Os níveis de valores aceitáveis de hemoglobina no sangue são naturalmente bem díspares, de acordo com o sexo e a idade da pessoa em questão.

Entre os sintomas principais de anemia, para além da palidez geral que foi falada podemos destacar uma fraqueza ou fadiga corporal, dificuldade de leitura e concentração, falta de ar e taquicardia.

Assim, podemos ver que a anemia apesar de não ser uma doença digamos que levada a sério, pode ter efeitos muito negativos na vida de uma pessoa, diminuindo muito a sua qualidade de vida assim como a sua capacidade de desenvolver uma actividade de uma forma contínua e esforçada.

Convém ainda salientar um aspecto importante no que diz respeito à anemia já que apenas uma pequena percentagem bastante residual de pessoas “contaminadas” apresenta anemia já numa fase relativamente numa fase avançada, acompanhada de sinais mais fortes e mesmo alguns sintomas.

Assim torna-se uma tarefa bastante complicada e difícil determinar com uma certeza concreta a real frequência de incidência da doença.

Sangue humano com deficiência no ferro provocando anemia (Autor: Dr Graham Beards)

Sangue humano com deficiência no ferro provocando anemia (Autor: Dr Graham Beards)

É portanto pertinente esclarecer como podemos combater a anemia. Em primeiro lugar convém esclarecer que mais do que por via de medicação, a solução passará pela actividade rotineira da pessoa, nomeadamente a nível alimentar.

Assim, uma alimentação ria em ferro é fundamental, naturalmente quer para prevenção quer para actividades de correcção dos níveis de hemoglobina no sangue.

A hemoglobina apresenta como foi referido baixos níveis de hemoglobina, numa correlação com baixos níveis de hematócritos e uma relativamente baixa quantidade de glóbulos vermelhos. Este conjunto de níveis leva-nos a concluir um diagnóstico de anemia.

Desta forma, o acompanhamento da hemoglobina é útil para o diagnóstico, monitorização e resposta ao tratamento da anemia. A proporção de glóbulos vermelhos nem sempre está correlacionada com os valores de hemoglobina, não constituindo por isso um parâmetro sensível para a avaliação da anemia.

Tratamento da Anemia

No entanto, a solução do problema anémico naturalmente que não passa apenas pela alimentação baseada em ferro.

É deveras importante uma dieta alimentar que propicie a absorção do ferro por parte do organismo. Estes alimentos devem ser portanto ricos em vitamina C e proteínas.

Por outro lado, existe um conjunto de alimentos que prejudicam a absorção do ferro contido noutros alimentos. Estes são os muito comuns cafés, chás, entre muito outros.

É portanto muito importante o controlo periódico nomeadamente através da realização de exames sanguíneos frequentemente.

Porque como foi referido anteriormente, a anemia pode não ser por si só provocadora de morte, mas é uma debilidade física que pode ser bastante prejudicial para a vida de uma pessoa.

Uma detecção relativamente precoce de anémicos é portanto crucial para a prevenção da anemia num nível ainda consideravelmente baixo de desenvolvimento. É portanto necessária especial atenção junto dos chamados grupos de risco.

Entre estes podemos destacar como as crianças, doentes crónicos, etc, de forma a precaver e conter consequências negativas no seu desenvolvimento físico e cognitivo, levando como foi referido a perda de qualidade de vida do doente.

Reforçando o que foi dito anteriormente, qualquer pessoa com qualquer tipo de doença ou valores fora do normal, nomeadamente colesterol alto, tensão arterial elevada, deve ter uma atenção redobrada ao seu nível de hemoglobina.

Como pode faze-lo? Como foi referido, principalmente através de uma alimentação cuidada e equilibrada sem nunca esquecer e focar a roda dos alimentos na busca e consumo de alimentos ricos em ferro.

Marcado com: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.