Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


A Fisiopatologia da Inflamação

  • Português

Uma inflamação é a forma do organismo se defender e reagir a uma pancada que cause lesões celulares ou teciduais.

Esta reacção acontece em vários tipos de tecidos e surge por acção e produção das células afectadas pela pancada.

A inflamação é perfeitamente normal e é parte do sistema imunitário que reage assim à agressão de que foi alvo.

O sistema defensor do organismo tem assim contacto com os agentes invasores e age de acordo com o tipo de agentes.

[-] Índice de conteúdos

Fisiopatologia da Inflamação

Logo após a pancada despontam os acontecimentos vasculares, regulados pela histamina.

É bombeado pelo coração mais sangue para a zona afectada, zona essa que ganha uma cor avermelhada derivado do aumento de sangue e também do número de vasos que ficam activos.

Os capilares que são responsáveis pela irrigação sanguínea aumentam de tamanho permitindo um maior volume de circulação de sangue e também levando a um aumento da temperatura local. De seguida começam a ser produzidos substâncias inflamatórias que aumentam a permeabilidade da pele, possibilitando uma maior entrada de oxigénio no local.

Uma inflamação é a forma do organismo se defender e reagir a uma pancada que cause lesões celulares ou teciduais (Autor: Hanabishi)

Uma inflamação é a forma do organismo se defender e reagir a uma pancada que cause lesões celulares ou teciduais (Autor: Hanabishi)

O aumento da permeabilidade possibilita o derramamento do líquido intravascular para a zona intersticial que existe entre as várias células.

Ao mesmo tempo acontece a quimiotaxia, na qual as células polimorfonucleares, neutrófilos e macrófagos são chamados para a zona lesionada.

Este conjunto de células vão por sua vez produzir mais substâncias químicas, como por exemplo citocinas, bradicinina, prostaglandinas e leucotrienos.

Como a pancada pode ter provocado algum sangramento que é necessário parar são também “convocadas” para o ponto afectado as plaquetas e o sistema de coagulação do sangue.

O sistema de coagulação juntamente com as plaquetas vai criar um coágulo, chamado de fibrina, que tapa as lesões nos vasos sanguíneos, evitando a perda de sangue.

As células endoteliais, as células internas dos vasos sanguíneos, vão ajudar os glóbulos brancos e os leucócitos a sair dos vasos capilares e combater os possíveis agentes que tentem penetrar no organismo usando a ferida que foi deixada pela pancada.

Sintomas da Inflamação

Os normais sintomas de uma inflamação são:

  • Aumento da temperatura do corpo na zona afectada.
  • Vermelhidão no local.
  • Inchaço.
  • Dor localizada.
  • Possível perda de função. Por exemplo uma pancada num joelho pode fazer com que se torne mais difícil, ou mesmo impossível, dobrar a perna devido ao inchaço.

A Dor da Inflamação

A dor, um sintoma normalíssimo numa inflamação, acorre, por efeito de algumas substâncias libertadas durante a inflamação e que vão incentivar as terminações nervosas.

Também acontece por influência do aumento da sensibilidade ajudada pelas prostaglandinas e pela bradicinina e pela própria compressão que existe devido ao inchar da zona afectada.

Todos estes factores actuam de forma complementar uns com os outros para recuperar da forma mais rápida possível do traumatismo que a zona lesionada sofreu.

Avalia este conteúdo
3.5/5 (55 votos)
Etiquetas: coração, dor da inflamação, glóbulos brancos, sintomas da inflamação

Leave a Reply

Your email address will not be published.