Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Fibras Vegetais

Alimentos Ricos em Fibras Vegetais (Autor: Imagem em domínio público)

Alimentos Ricos em Fibras Vegetais (Autor: Imagem em domínio público)

É conhecido por todos que é importante consumir fibras, sendo esse um dos nutrientes mais importantes e estando contido nos alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade.

Mas muitos não sabem ao certo o que são as fibras vegetais, para que servem e porque são benéficas. É isso que vamos tentar responder neste artigo.

[-] Índice de conteúdos

O Que São as Fibras Vegetais

Como já referido, as fibras são um dos nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento do nosso organismo.

Elas são provenientes das plantas, aliás, são os tecidos estruturais das plantas, constituídas por polissacarídeos como a celulose.

Estas estruturas, os polissacarídeos, não são digestíveis pelo homem, já que nem as enzimas do estômago nem as do intestino as conseguem quebrar, acabando por não ser absorvidas nem entrar na corrente sanguínea como os restantes nutrientes.

Importância Fibras Vegetais Para o Organismo

Por não serem absorvidas transmitem a ideia de não serem necessárias, mas ocorre exactamente o oposto. Mas as fibras, por continuarem no intestino conjuntamente com as fezes, ajudam na evacuação devido à sua capacidade de absorver água. Por esse motivo promovem o bom funcionamento do intestino já que as fezes ficam menos consistentes e evitam problemas de trânsito intestinal e prisão de ventre.

Alimentos que Contêm Fibras Vegetais

Como já seria de esperar, os legumes e vegetais contem fibras. Mas há mais alimentos que as contêm, como algumas frutas, cereais integrais, nozes, arroz integral, pão integral e as farinhas (de trigo, aveia, arroz).

Outros Benefícios das Fibras Vegetais

Além dos benefícios gerais, relativos ao bom funcionamento do intestino, as fibras também são importantes para quem deseja emagrecer. Um dos motivos está directamente relacionado com o trânsito intestinal, já que o problema da prisão de ventre é especialmente intenso em pessoas que estão em regime de dieta.

Mas, além disso, as fibras também aumentam a sensação de saciedade. É de notar que as fibras não fazem emagrecer, apenas ajudam ao processo no que diz respeito ao bom funcionamento dos intestinos e do aumento da sensação de saciedade.

Também, segundo certos estudos, actuam preventivamente quanto a certas doenças intestinais, como, por exemplo, as hemorróides e os divertículos do intestino grosso.

É de notar que uma dieta equilibrada necessita de um consumo moderando de fibras. E salienta-se o facto de ser moderado já que, apesar de ser necessário, se for excessivo também se pode tornar prejudicial, nomeadamente a nível da diminuição da absorção de minerais como o magnésio, o cálcio e o ferro.

Avalia este conteúdo
3.25/5 (82 votos)
Etiquetas: alimentos fibras vegetais, benefícios das fibras vegetais, fibras vegetais
2 comentários sobre “Fibras Vegetais
  1. marcoa aurelio disse:

    gostei,e espero receber publicaçôes.Grato Marcos

  2. JULIAO JOSE SAVIJA disse:

    GOSTEI DA INFORMACAO, FIKEI COMPLETAMENTE SATISFEITO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.