Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Ansiedade e Depressão

  • Português

A ansiedade e depressão são consideradas dois problemas bastante próximos, principalmente porque são duas situações emocionais que estão interligadas e sempre que uma surge é natural que a outra esteja presente, mesmo que com menos intensidade.

São os dois problemas mais comuns que fazem com que o recurso à ajuda terapêutica seja uma constante, não só porque causam mudanças nos hábitos e até no humor, como podem mesmo vir a transtornar o seu dia-a-dia e as tarefas diárias.

A ansiedade e depressão são consideradas dois problemas bastante próximos, principalmente porque são duas situações emocionais que estão interligadas (Autor: Daniela Ferraz)

A ansiedade e depressão são consideradas dois problemas bastante próximos, principalmente porque são duas situações emocionais que estão interligadas (Autor: Daniela Ferraz)

Existem dois tipos de ansiedade: primária e secundária.

A primeira é também chamada de ansiedade traumática, o que significa que surge após uma situação traumática ou até mudanças na sua rotina drásticas, muitas vezes mudanças que as pessoas não conseguem aceitar bem.

Enquanto que a segunda, também denomina de ansiedade sinal, é considerada o tipo de ansiedade que leva todos os sinais necessários para a presenta de sintomas de depressão, geralmente caracterizada por modificações na própria pessoa, essencialmente do foro emocional.

No entanto, ao contrário do que muitos podem pensar, a presença de ansiedade não é sinónimo de um estado depressivo, já que é possível serem dois problemas distintos e sem ligação, porém a presença constante de estados de ansiedade deve levar a um estudo mais aprofundado sobre a situação para prever a presença de momentos depressivos no futuro.

A grande diferença entre a depressão e a ansiedade está na forma como a pessoa se sente e nos sentimentos produzidos durante estes momentos. Durante a depressão a pessoa sente-se perdido, com sentimentos de solidão e de perda, enquanto que os momentos de ansiedade levam a pessoa assentir-se ameaçada ou insegura.

No entanto a junção dos dois sentimentos é também comum, sendo muito mais delicado de tratar, por isso mais complicado de definir e caracterizar.

Avalia este conteúdo
3.325/5 (8 votos)
Etiquetas: ajuda terapêutica, ansiedade, ansiedade traumática, depressão

Leave a Reply

Your email address will not be published.