Alcoolismo

  • Português

O alcoolismo é algo que deve ser descrito como um distúrbio psicológico e uma falta de autocontrolo associado ao consumo de substâncias alcoólicas.

A utilização de substâncias que alterem o estado psicológico, como o álcool ou drogas, é algo que não é novidade e já acontece no seio das sociedades desde as civilizações mais antigas.

Contudo, hoje em dia o consumo excessivo deste tipo de substâncias deve ser encarado como um problema social, e acima de tudo como um problema de saúde.

Hoje em dia o consumo excessivo deste tipo de substâncias deve ser encarado como um problema social (Autor: Imagens Evangélicas)

Hoje em dia o consumo excessivo deste tipo de substâncias deve ser encarado como um problema social (Autor: Imagens Evangélicas)

O alcoolismo caracteriza-se pela dependência de álcool, em que o individuo sente a necessidade constante de consumir bebidas alcoólicas, consumindo-as em excesso.

O consumo excessivo de álcool, para além de causar dependência, poderá acatar um conjunto de consequências graves para a saúde. Existem doenças e certos tipos de cancro que efetivamente poderão ser originados pelo consumo de álcool.

Ao nível físico, o alcoolismo é responsável pela diminuição dos reflexos, efeito sedativo, perda de peso, cancro de vários tipos, danos cerebrais, desnutrição, problemas cardíacos e tensão alto.

Ao nível emocional, o alcoolismo está geralmente associado a doenças do foro psicológico, como a depressão. Por outro lado, poderá acontecer uma descaracterização psicológica do indivíduo, tornando-se este mais agressivo e mais depressivo.

Para além dos efeitos na saúde, o alcoolismo está igualmente associado a problemas sociais. Este problema é responsável por grande percentagem da violência doméstica que se verifica no país nos dias de hoje. Famílias chegam a ficar praticamente destruídas, as pessoas perdem os empregos e o estatuto social, e isto tudo graças a um vício que é o álcool.

Felizmente, hoje em dia existem clinicas e médicos especialistas para tratar problemas de dependência do álcool e de outras substâncias. Com este tipo de tratamentos e com força de vontade, este problema poderá ser ultrapassado e o indivíduo voltar a ter uma vida normal.

Etiquetas: causas do alcoolismo, tratamento do alcoolismo
Um comentário sobre “Alcoolismo
  1. junior says:

    Muito bom seu artigo Pabens pelas informaçao

Leave a Reply

Your email address will not be published.