Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Desenvolvimento Muscular – A Questão do Peso

Cada vez mais pessoas recorrem a ginásios e a exercício físico regular para conseguirem um corpo mais bonito, ou simplesmente para estarem mais saudáveis. Muitas pessoas recorrem a ginásios para ganhar massa muscular, por exemplo.

Quando falamos em exercício físico num ginásio, seja qual for o objectivo, geralmente este tipo de exercício estará relacionado com pesos ou com o levantamento de pesos, que podem variar consoante os objectivos e consoante a própria pessoa só por si.

Como já foi explicado num artigo anterior, o desenvolvimento da massa muscular acontece após um esforço muscular, que irá ter como consequência uma quebra de tecidos. Essa quebra de tecidos, aquando do processo de regeneração, será responsável por um desenvolvimento muscular.

Cada vez mais pessoas recorrem a ginásios e a exercício físico regular para conseguirem um corpo mais bonito, ou simplesmente para estarem mais saudáveis (Autor: Kilho Park)

Cada vez mais pessoas recorrem a ginásios e a exercício físico regular para conseguirem um corpo mais bonito, ou simplesmente para estarem mais saudáveis (Autor: Kilho Park)

Contudo, há uma questão importante que há muito tempo é discutida entre especialistas: será mais produtivo a utilização de um peso elevado com poucos levantamentos desse peso, ou pelo contrário um peso menor mas com maior número de levantamentos?

Até hoje a questão tem sido tratada de uma forma pouco consensual, com várias explicações possíveis que geram diferentes opiniões.

Contudo, e com base em dados que partiram de estudos médicos, chegou-se à conclusão que o levantamento de pesos menores em maior número de repetições é mais benéfico.

Tal facto é explicado devido às proteínas. O facto de o gesto muscular ser efectuado um maior número de vezes, exigindo um maior esforço a nível de o mesmo movimento ser repetido mais vezes, gera uma maior quantidade de proteínas.

Visto que as proteínas são um dos principais sintetizadores de massa muscular, consegue-se assim explicar o porquê o benefício de menor peso e mais repetições.

Contudo, todos os treinos em ginásios deverão ser feitos sob orientação de pessoas especializadas, pois cada caso é um caso.

Avalia este conteúdo
4.75/5 (1 votos)
Etiquetas: ganhar peso, ginásio, massa muscular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.