Gravidez na Adolescência

  • Português

A adolescência é um período de curiosidade e experiências, por isso é considerado por muitos como uma das alturas mais complicados na vida de qualquer pessoa.

É nestes momentos que as descobertas são feitas, que os erros são cometidos e que a personalidade é formada, por isso qualquer coisa que seja feita durante este período tem repercussões sérias para o resto da sua vida.

[-] Índice de conteúdos

Amadurecimento Sexual do Adolescente

Uma dessas mudanças e descobertas tem a ver com o amadurecimento sexual do próprio adolescente, que na maior parte das vezes é feito apenas por motivos superfícies e que resulta em decisões mal tomadas e que mais tarde tornam-se num autêntico arrependimento.

Esse amadurecimento nem sempre vem acompanhado com os cuidados necessários para evitar gravidezes indesejadas, o que resulta sempre num grave problema 9 meses mais tarde.

Mulher grávida (Autor: Imagem em domínio público)

Mulher grávida (Autor: Imagem em domínio público)

A gravidez na adolescência é cada vez mais comum, independentemente do meio social em que se inserem e até independentemente do tipo de conhecimento que tenham, já que estas podem ocorrer devido a estados de embriaguez, por falta de atenção ou até por preguiça e necessidade de ultrapassar as regras, sentindo-se mais importante que outros.

Uma gravidez durante a adolescência pode trazer diversos problemas para a jovem, não só a nível social como mesmo para o seu futuro que ficará comprometido e terá obrigatoriamente de ser todo ele planeado tendo em conta o bebé e não apenas a adolescente.

Assim, aconselha-se sempre que as jovens tenham as suas consultas de planeamento familiar em dia, com os conhecimentos necessários, relativamente aos métodos contraceptivos e até relativamente às doenças sexualmente transmissíveis. Os testes devem sempre ser feitos na primeira desconfiança e sempre que possível devem confirmar com exames de sangue.

Posteriormente, o acompanhamento médico é imprescindível e o apoio da família é necessário para conseguir levar a sua vida para a frente. Apesar de mudar completamente a sua vida, não é necessariamente uma mudança má, já que estará a dar vida a um novo ser humano.

Leave a Reply

Your email address will not be published.