Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Lentilhas

Os três tipos de lentilhas mais conhecidas (Autor: Imagem em domínio público)

Os três tipos de lentilhas mais conhecidas (Autor: Imagem em domínio público)

As lentilhas (Lens esculenta) são uma planta anual pertencente à família das leguminosas, que poderá medir entre 15 a 45 centímetros de altura e que cresce muito bem em solo leve e seco.

As folhas desta planta são compostas, tendo em geral sis pares de folíolos de formato oblongo e que terminam em gavinhas. Os raminhos da planta são delgados e costuma apresentar entre duas a quatro flores pequenas, parecidas com as flores da ervilha.

De cada uma dessas flores costuma desenvolver-se uma vagem curta, parecida com a vagem da ervilha, sendo que, dentro de cada vagem, costumam desenvolver-se duas pequenas sementes de formato discóide.

Existem lentilhas de várias cores, sendo que a cor da flor e da semente depende da variedade da lentilha. As cores mais usuais das flores são o branco e o azul-pálido. Já as sementes costumam assumir uma cor cinzenta, preta, vermelha, laranja ou castanho-avermelhado.

As sementes das lentilhas são ricas em proteínas e em hidratos de carbono, sendo comum usar-se para a confeção de sopas. Combinadas com cevada, as sementes de lentilha podem também ser utilizadas para o fabrico de pão. A planta, quando seca, costuma ser usada como forragem para o gado.

A lentilha é uma planta há muito cultivada pelos humanas, mas ainda hoje ela continua a ser plantada de forma extensiva no Egito, em Israel e em outros países vizinhos.

[-] Índice de conteúdos

Benefícios das Lentilhas

É comum, em alguns países, a lentilha ser consumida na ceia do Ano Novo, representando fortuna, mas os seus benefícios vão muito além dessa crença.

São várias a propriedades da lentilha que podem ser benéficas para o nosso organismo, sendo esta uma excelente alternativa ao consumo de feijão, já que é também uma leguminosa e que, além de um menor tempo de cozimento, é também de preparo mais rápido.

Uma das vantagens da lentilha é que ajuda a reduzir o colesterol, já que possui cerca de 25% de fibras solúveis. Além disso, a lentilha tem também hidratos de carbono complexos, ajudando assim a controlar o aumento de açúcar no sangue, o que faz deste um alimento muito bom para a prevenção e contenção da diabetes.

As lentilhas são ainda ricas em ferro, sendo boas para quem tem problemas de anemia. Devido a serem ricas em fibras, ajudam também ao bom funcionamento do intestino. Além disso, ajudam também a prevenir infeções e são ricas em vitamina B6, ácido fólico, triptofano e magnésio.

Outra grande vantagem é o baixíssimo teor calórico das lentilhas, tendo apenas 106 calorias por cada 100g, além do fato de não conterem gorduras, o que faz com que não engordem.

Geralmente, as lentilhas são vendidas da mesma forma que o feijão, secas e em pacotes. Apesar de poderem ser preparadas de diversas formas, as lentilhas tem uma grande vantagem relativamente ao feijão, já que não precisam ser cozidas à pressão. Ficam ótimas em sopas, ou como parte de uma salada.

Visto que as lentilhas apenas contêm um tipo de aminoácido especial (o triptosfano), estas devem ser consumidas em conjunto com outras leguminosas ou cereais, de modo a equilibrar a quantidade de proteínas necessária para uma boa refeição. Uma boa combinação é a conjugação de lentilhas com arroz.

Como ela só contém um tipo de aminoácido essencial, devem ser consumida com outras leguminosas ou cereais, para completar a porção de proteínas que também precisamos ingerir, uma combinação perfeita é ingerir lentilhas com arroz.

Curiosidade das Lentilhas

A lentilha é, provavelmente, a leguminosa mais famosa da Bíblia, sendo feita referência à lentilha na passagem da Bíblia em que Esaú vendeu os seus direitos de primogénito ao seu irmão Jacó em troca de um prato de lentilhas.

É por isso que, quando alguém vende a sua honra por algo de pouco valor, costuma dizer-se que se vendeu “por um prato de lentilhas”.

Avalia este conteúdo
3.175/5 (41 votos)
Etiquetas: benefícios das lentilhas, curiosidades das lentilhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.