O Papel da Vitamina K

A Vitamina K é uma componente muito importante no nosso organismo, já que a sua principal função actua directamente com a coagulação do sangue.

Esta vitamina pode apresentar-se de 3 formas diferentes, a Vitamina K1 (que se poderá encontrar nos vegetais), a Vitamina K2 (presente no tracto intestinal dos seres humanos e animais, sintetizadas por bactérias) e a Vitamina K3 (que poderá ser convertido em K2 no tracto intestinal).

A sua presença no organismo humano protege-nos de sangrar até a um estado de coma a partir de cortes ou lacerações, como também nas hemorragias que poderão ocorrer sem dar conta.

[-] Índice de conteúdos

Benefícios da Vitamina K

Além dos benefício mais lógicos, a coagulação do sangue, existem ainda outros benefícios que devem ser levados em conta em relação a esta vitamina. São eles: Aumento da fertilidade, aumento da imunidade, aumento da cicatrização, aumenta o desejo sexual, combate a presença em abundância dos radicais livres e ajuda no tratamento da anomalia no desenvolvimento mamário (muito importante para o sexo feminino).

Os grupos que têm mais necessidade para a ingestão e absorção desta vitamina são os recém-nascidos, as pessoas que fazem uma cura “tradicional” da constipação e por todos aqueles que foram sujeitos a uma operação gastrointestinal. Estes grupos, e não só, sofrendo de deficiência de Vitamina K, possuem sintomas que levam ao diagnóstico de doenças relacionadas, e são esses sintomas que vamos agora referir para que possa ter em atenção sempre que um deles se evidencie.

As crianças, recém-nascidos, que têm deficiência de Vitamina K no organismo, poderão ter problemas de crescimento e do desenvolvimento natural do corpo. Principalmente nas crianças recém-nascidas, quando estas vomitam sangue, ou sangram dos intestinos ou mesmo do cordão umbilical, poderá ser um dos maiores sintomas da falta de Vitamina K no seu organismo, não esquecendo que a Vitamina K é importante para a coagulação do sangue, facilmente é perceptível a importância que esta terá no seu organismo, principalmente em idades mais tenras.

Em adultos, a deficiência de Vitamina K no organismo, poderá mostrar-se através de sangramentos do nariz, na urina, no estômago ou mesmo de imensa demora de cicatrizações que normalmente seriam extremamente rápidas.

Alimentos ricos em Vitamina K

Alimentos ricos em Vitamina K

A Vitamina K está presente em vários alimentos que fazem parte da nossa alimentação, no entanto (ao contrário do que acontece com outras vitaminas importantes) esta não se perde com o cozinhar dos alimentos. Existe ainda várias formas de completar a ingestão desta vitamina através de suplementos vitamínicos dedicados, mas com a ingestão dos alimentos certos, nas doses correctas, não é necessário recorrer a fármacos.

Os alimentos mais ricos em Vitamina K são: Alfafa, Espargos, Brócolos, Couve-de-bruxelas, Alfaces, Espinafres, etc.

Usualmente, todos os alimentos de folhas verdes funcionam como uma excelente fonte de Vitamina K.

Concluindo, a Vitamina K é essencial para o seu organismo combata alguns cortes ou feridas que possam surgir no seu dia. Já que sem a coagulação do sangue, e outras funções da Vitamina K, as cicatrizações poderão levar semanas ou meses, deixando assim que bactérias, vírus ou mesmo poeiras possam entrar no seu organismo sem que consiga controlar a situação.

Por isso, deverá fazer uma alimentação rica em Vitamina K o mais possível, no entanto se os sintomas se agravarem ao longo dos tempos é necessário recorrer a um médico para fazer um tratamento medicinal o mais aconselhado à sua situação.

Etiquetas: benefícios da vitamina k, função da vitamina k, papel da vitamina k, vitamina k
4 comentários sobre “O Papel da Vitamina K
  1. Stefhanny disse:

    Obrigada, só depois que eu vi esse site, consegui fazer meu trabalho.

  2. Obrigado por me esclarecerem as minhas duvidas e ao mesmo tempo ajudaram me num trabalho de ciencias naturais.

  3. IRAPOAN MILHOMEM disse:

    TENHO UM SÉRIO PROBLEMA….NÃO POSSO BATER COM O MEU BRAÇO EM NADA POIS CADA PANCADA, APARECE UMA MANCHA VERMELHA E FICA DIAS SEM DESAPARECER.ISSO SÓ ACONTECE NOS MEUS BRAÇOS.ESTOU TOMANDO UM COMPLEXO VITAMÍNICO QUE CONTÉM VITAMINA K. COMO AINDA NÃO TEM UMA SEMANA, AINDA NÃO VI RESULTADO. ESPERO QUE ISSO DESAPAREÇA.

  4. Neuza Santos disse:

    Gostaria de saber sobre o que acontece se a pessoa não tem a vesícula, e porque ninguem conenta o assunto ???? Obrigada sou neuza , tenho 61 anos e sou de sabto André

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.