Açúcar

O mel era o adoçante mais utilizado em todo o mundo. Entretanto surgiu o açúcar na Índia há muitos anos.

Designado como sal indiano, sendo durante anos o primeiro produto a ser comercializado mundialmente.

Na atualidade existem várias doçarias em que o seu principal componente é o açúcar como bolos e doces fantásticos caraterísticos de várias cidades.

A cana-de-açúcar foi descoberta no ano 325 A.C por Niachos, que ao passar por um vale viu um nativo a comer cana fermentada.

A partir daí surgiu a importância do açúcar para os gregos e Romanos.

No século XVII, era encarado como um produto de luxo, uma vez que era um produto raro e que tinha um valor altíssimo.

Também era utilizado naquela altura como medicamento para a peste negra.

[-] Índice de conteúdos

Propriedades do Açúcar

É constituído por carboidratos, que são moléculas criadas com átomos de carbono que têm como responsabilidade fornecer energia ao organismo através da glicose.

A cana-de-açúcar é a matéria-prima utilizada para o fabrico do açúcar.

Este é moído e retiram-lhe o sumo, ao qual lhe dão o nome de garapa.

O açúcar é constituído por carboidratos, que são moléculas criadas com átomos de carbono (Autor: Lauri Andler)

O açúcar é constituído por carboidratos, que são moléculas criadas com átomos de carbono (Autor: Lauri Andler)

A garapa adiciona cal para este ficar mais branco, a água na sua constituição evapora e retiram-lhe todas as impurezas com máquinas próprias.

E, assim surge o açúcar que nós conhecemos nos dias de hoje.

Benefícios e Malefícios do Açúcar

O consumo ponderado tem bastantes benéficos para a saúde. Um desses benefícios é a proliferação de Lactobacillus relativamente a zona intestinal e a proliferação das bifidobactérias.

Caso coma excessivamente açúcar, então pode estar a causar alguns malefícios graves na sua saúde. Deve ter em atenção todos os produtos alimentares com açúcar, pois o açúcar está presente em qualquer parte como em refrigerantes, em frutas, em cereais e não só nos doces.

Sempre que se excede no açúcar, quem vai sofrer é o pâncreas, órgão responsável pela produção da insulina, ou seja, ele tem como função a transformação da insulina em glicose.

Quando ocorrem os excessos de glicose e se esta não for consumida através da perda de energia, o organismo vai transformá-la em gordura que leva ao aumento do peso, a diabetes, a doenças cardiovasculares, entre outros. Para que isso não aconteça, realize uma alimentação saudável e tenha sempre em atenção a quantidade de açúcar que ingere diariamente.

Não comece já a pensar em cortar radicalmente o açúcar, pois isso nunca deve ser feito.

O organismo precisa de açúcar, mas em quantidades normais, uma vez que o açúcar é a forma com que o organismo vai buscar energia para o nosso dia-a-dia.

Existe momentos em que o próprio organismo requer açúcar, ao que se chama quebras de açúcar no sangue. Ao ocorrer isso deve logo comer algo que tenha açúcar na sua constituição. O organismo não vive sem açúcar e ele é necessário.

Etiquetas: açúcar, açúcares, benefícios do açúcar, malefícios do açúcar, propriedades do açúcar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.