Abscesso Cerebral

  • Português

O abscesso cerebral é uma infeção nos tecidos cerebrais, os quais poderão aparecer num único local ou em vários, produzindo o efeito de massa que pode causar vários sintomas.

Este problema pode-se agravar juntamente com outras complicações e levar a uma neurocirurgia ou a um trauma no encéfalo.

Frequentemente, o abscesso cerebral desenvolve-se num único ponto, uma vez que apresenta uma infeção ou um seio paranasal.

Além destas formas também pode surgir devido a um traumatismo craniano. Um ponto importante é que as pessoas que se encontram em estado depressivo estão mais suscitáveis a infeções deste género.

[-] Índice de conteúdos

Sintomas do Abscesso Cerebral

Os sintomas do abscesso cerebral variam conforme a sua dimensão e o seu posicionamento, levando a um aumento de pressão intracraniana.

O aumento da pressão vai provocar a dor de cabeça, a qual não se consegue fazer parar com medicamentos.

Poderá também surgir náuseas, convulsões, mudanças a nível de consciência, modificação da personalidade e alguma febre. Estes são os sintomas mais comuns e caso tenha algum considere ir a um médico.

Abscesso Cerebral (Autor: Poderdasmaos.com.br)

Abscesso Cerebral (Autor: Poderdasmaos.com.br)

Diagnóstico do Abscesso Cerebral

O diagnóstico do abscesso consiste na verificação das recordações do paciente, realização de exames físicos ou a presença de alguns sintomas.

Os pacientes também são sujeitos a realização de exames complementares como por exemplo a tomografia, a ressonância magnética e outros exames usuais.

Deve também realizar análises ao sangue para saber a origem da infeção, bem como avaliar o estado imunitário da pessoa.

Tratamento do Abscesso Cerebral

O tratamento do abscesso cerebral não é assim tao trivial. Este envolve drenagem neurocirúrgica e ao mesmo tempo tratamento a base de medicamentos, que poderão oferecer alguns efeitos adversos.

Só em casos em que não é mesmo possível a drenagem é que se opta por um tratamento baseado unicamente com medicamentos.

A infeção que causa o abscesso pode envolver vários causadores como bactérias, fungos e vírus. Por isso, os medicamentos variam de pessoa para pessoa, porque nem todos são iguais.

Vá até ao seu médico para o examinar e esclarecer a sua situação o mais rapidamente possível.

Prognóstico do Abscesso Cerebral

Caso não trate o seu abscesso cerebral, este poderá revelar-se fatal. Na maioria dos pacientes, os tratamentos do abscesso cerebral têm sucesso, sendo a sua mortalidade inferior a 15%.

No entanto, esta doença poderá deixar permanentemente alguma sequelas resultantes do abscesso como convulsões ou afasia (perda da capacidade de uma pessoa conseguir falar e escrever).

Normalmente, a sua percentagem anda em torno de 20% dos pacientes. Assim, antes que seja tarde demais, vá até ao seu médico e veja a melhor solução para o seu problema.

Caso contrário poderá vir a sofrer mais do que teria se efetuasse os tratamentos a tempo e horas.

Etiquetas: abscesso cerebral, diagnóstico do abscesso cerebral, prognóstico do abscesso cerebral, sintomas do abscesso cerebral, tratamento do abscesso cerebral

Leave a Reply

Your email address will not be published.