Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Doenças Cardíacas

O coração é o órgão mais importante do organismo e tem como função impulsionar o sangue para que ele chegue a todas as partes do organismo sendo o responsável pela qualidade de vida.

Qualquer alteração que dificulte ou impeça uma correta circulação de sangue no organismo são chamadas de doenças cardíacas.

As doenças cardíacas surgem com maior frequência nas pessoas com mais idade ou com história familiar desta doença. No entanto, isto não significa que as pessoas mais jovens e sem antecedentes familiares não possam desenvolver uma destas doenças.

[-] Índice de conteúdos

Doenças Cardíacas Mais Frequentes

Uma má alimentação, o sedentarismo, o stress e o uso de tabaco e álcool determinam muitas vezes o aparecimento de doenças cardiovasculares. Sabe-se, no entanto, que algumas destas doenças podem nascer já com a pessoa em consequência de maus hábitos da gestante ou por mal formação do coração fetal. As doenças cardíacas mais frequentes são adquiridas ao longo da vida e podemos citar as seguintes:

As doenças cardíacas surgem com maior frequência nas pessoas com mais idade ou com história familiar desta doença (Autor: Denise Chan)

As doenças cardíacas surgem com maior frequência nas pessoas com mais idade ou com história familiar desta doença (Autor: Denise Chan)

  • Doença arterial coronária mais conhecida como enfarte do miocárdio.
  • Arritmias.
  • Paragem cardíaca.
  • Doenças das válvulas cardíacas.
  • Doenças cardíacas congénitas.
  • Cardiomiopatias.
  • Pericardite.
  • Síndrome de Marfan ou disfunção da aorta.
  • Doenças vasculares.

Enfarte Agudo do Miocárdio

Enfarte agudo do miocárdio ou mais conhecido como ataque cardíaco é a principal doença cardíaca e consiste na presença de um coágulo que impede completamente a passagem do sangue pelo miocárdio. Esta doença conduz numa grande parte das vezes à morte uma vez que a ajuda médica quase nunca chega a tempo de solucionar a situação.

Insuficiência Cardíaca

Outra das grandes doenças cardíacas é a insuficiência cardíaca que em geral resulta de outro tipo de doenças como é o caso da hipertensão arterial, da doença de Chagas, miocardites e de doenças valvulares. Na presença de uma insuficiência cardíaca o fluxo normal de sangue bombeado é impedido de circular através das válvulas cardíacas resultando muitas vezes a retenção de líquidos que em casos graves pode levar a falência cardíaca ou pulmonar.

Esta insuficiência pode ser classificada em quatro tipos: assintomática, leve, moderada e grave sendo esta última a mais preocupante e necessitando por vezes de intervenção cirúrgica.

Arritmia Cardíaca

As arritmias cardíacas são caraterizadas pelas alterações do ritmo cardíaco ou alteração da frequência dos batimentos cardíacos. Os batimentos podem ser extremamente lentos e diz-se que existe uma bradicardia, ou demasiado acelerados e neste caso existe uma taquicardia. Este tipo de alterações vão surgindo com o avançar da idade e podem aparecer em consequência de outras doenças cardíacas ou do uso de algumas drogas ou substâncias químicas.

Doença Arterial Coronária

Outra alteração também muito comum é a doença arterial coronária conhecida como angina de peito. As suas manifestações são muito parecidas com as do enfarte embora com menos intensidade e menos duração. Esta surge em consequência da existência de placas de gordura nas artérias do coração que impede a passagem de sangue.

Avalia este conteúdo
4.75/5 (1 votos)
Etiquetas: coração, doenças cardíacas, enfarte, enfarte agudo do miocárdio, insuficiência
2 comentários sobre “Doenças Cardíacas
  1. meu namorado tem passado mal por causa do coraçao ,mais ninguem comnsegue descobri exatamente qual e adoença dele, gostaria de saber se vcs tem mais conteudo pra divulga no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.