Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


A Sopa Engorda?

A sopa é um dos alimentos básicos da alimentação portuguesa.

Há quem diga que, para emagrecer, se deveria comer muita sopa. Outros dizem que também engorda. Daí que surja a pergunta:

– É verdade que engorda?

[-] Índice de conteúdos

Como a Sopa Engorda

Como qualquer alimento, tem um determinado número de calorias.

Depois, cada pessoa tem uma certa necessidade nutricional que também é expressa em calorias. Assim, se o total de calorias ingerido for superior às necessidades da pessoa, então essa pessoa irá engordar.

Se for inferior, a pessoa emagrece.

Outro aspeto a ter em conta é o tipo. Cada sopa corresponde a um número maior, ou menor de calorias, de modo que a quantidade que podemos ingerir também varia.

Sopa Como Base da Alimentação

Antigamente, a maioria das pessoas praticamente só comia sopa e, ainda assim, algumas pessoas, que tinham uma dieta à base de sopa, engordavam. Isso acontecia porque eram feitas altamente calóricas, tais como à Lavrador, da Pedra, etc…

Além disso, era comum que, ao confecionar a sopa, se colocassem grandes quantidades de carnes fumadas e de gorduras, tais como a banha de porco.

Obviamente, uma sopa dessas tem um alto teor calórico e, se a pessoa comer dois ou três pratos a cada refeição, é natural que engorde.

Tipos de Sopa

Atualmente, a maioria das pessoas confeciona sopas leves, à base de legumes, e com apenas um fiozinho de azeite. Uma sopa dessas corresponde a poucas calorias, de modo que o seu peso na totalidade de calorias ingeridas costuma ser reduzido.

Sopa Tom Yum Soup em Bangkok, na Tailândia (Autor: Imagem em domínio público)

Sopa Tom Yum Soup em Bangkok, na Tailândia (Autor: Imagem em domínio público)

Ainda assim, mesmo uma de legumes poderá fazer alguém engordar, se no total se ultrapassar a necessidade calórica da pessoa.

Quando alguém pretende emagrecer, comer uma sopa de legumes, antes da restante refeição, pode ser de ajuda pois ajudará a pessoa a sentir-se mais cheia e, em princípio, comerá menos.

No entanto, se a pessoa comer exatamente a mesma quantidade de comida (extra sopa), quer coma sopa, quer não, então irá contribuir para o aumento do peso.

Afinal.. a Sopa Engorda?

Dizer apenas que a sopa engorda é uma mentira, mas dizer que não engorda também é mentira.

Todo este assunto se resume a uma questão de quantidades e de tipos de sopa.

Ainda assim, comparativamente com a grande maioria de comidas que costumamos ingerir, tem uma menor quantidade de calorias e, como tal, engorda menos.

Avalia este conteúdo
3.15/5 (150 votos)
Etiquetas: benefícios da sopa, propriedades da sopa, sopa, tipos de sopa
Um comentário sobre “A Sopa Engorda?
  1. Taty Siqueira disse:

    Oi, tudo bem ? muito bom seu site, sempre gosto de vim
    aqui para ver conteudo bom… grata!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.