Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Fontes de Proteína Para Vegetarianos

Ser vegetariano pode ser uma boa opção, no entanto, muitas pessoas não adotam este tipo de alimentação porque não sabem onde encontrar alguns nutrientes presentes na carne e no peixe como é o caso das proteínas.

Estas, são indispensáveis a uma boa alimentação pois permitem funções como a renovação celular, uma melhor função muscular, a produção de enzimas entre outras.

[-] Índice de conteúdos

Quantidade Necessária de Proteína

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão de uma quantidade diária de proteína de 0,8 gramas por quilograma de peso no caso dos adultos.

Nas crianças, a quantidade recomendada deve ser de 1 grama por quilograma de peso. Isto quer dizer que as proteínas devem fornecer 10 a 12 por cento do valor energético total diário.

Muitas pessoas preocupam-se com a carência das proteínas e não com os efeitos do consumo excessivo. A grande maioria das pessoas ingere proteínas em quantidade muito superior ao adequado e quando estas são de origem animal podem contribuir para diversos problemas de saúde:

  • Osteoporose face à perda de cálcio. Esta perda deve-se ao facto de a proteína animal aumentar a acidez do sangue e o organismo utilizar elementos ósseos para a neutralizar.
  • Sobrecarga renal graças aos resíduos produzidos durante o metabolismo das proteínas, como ureia, creatinina e ácido úrico que são tóxicos ao organismo.
  • Risco de doenças cardiovasculares como a aterosclerose fruto do aumento dos níveis de colesterol sanguíneo.
  • Risco de cancro devido à presença de hormonas de crescimento que estimulam a reprodução de células cancerígenas.
  • Risco de depressão do sistema imunológico baixando o número de glóbulos brancos cuja função é destruir células estranhas.

Onde Encontrar a Proteína Vegetal

Quem quer ser vegetariano e face à importância das proteínas numa alimentação saudável é necessário que saiba onde encontrá-las, mas as de origem vegetal já que estes estão proibidos de comer carne e peixe.

Esta não é uma tarefa difícil uma vez que a proteína vegetal pode ser encontrada em muitos alimentos dos quais podem ser referidos os seguintes:

  • Leguminosas – feijão, soja, lentilhas, ervilhas, grão-de-bico, favas e tremoços.
  • Castanhas – de Caju, amêndoas, avelãs, amendoim, nozes e pistacho.

    O Caju é uma boa fonte de proteína para vegetarianos (Autor: Femto)

    O Caju é uma boa fonte de proteína para vegetarianos (Autor: Femto)

  • Sementes – de gergelim, linhaça, girassol e abóbora.
  • Cereais – arroz, aveia, milho, trigo, centeio e derivados.

As proteínas de origem animal possuem oito aminoácidos na sua composição e por isso são consideradas mais importantes em relação às proteínas vegetais. No entanto, a proteína de origem vegetal tem a vantagem de possuir pouca gordura, de serem isentas de colesterol e muito ricas em fibra.

Deste modo e para que a alimentação seja mais completa e fornecedora de proteínas com todos os aminoácidos essenciais, podem ser feitas combinações de alimentos ricos em proteínas vegetais.

  • Arroz com Feijão
  • Arroz com Castanhas
  • Milho com Ervilha
  • Assado com castanhas
  • Assado com soja
  • Leite de castanhas com aveia

A pirâmide alimentar vegetariana encontra-se dividida em quatro partes. Na base encontram-se os cereais e seus derivados.

Depois, no nível mais acima os vegetais e as frutas seguindo-se em terceiro lugar os alimentos ricos em proteínas. No topo da pirâmide os alimentos a evitar como o sal, as gorduras e os alimentos processados.

Avalia este conteúdo
3.825/5 (6 votos)
Etiquetas: fontes de proteína, glóbulos brancos, onde encontrar a proteína vegetal, quantidade necessária de proteína

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.