Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


A Dieta Cetogénica e o Corpo

Uma dieta cetogénica é uma dieta que funciona forcando o corpo para um estado de cetose através da deprivação de carohidratos.

Cetose é um estado onde o corpo converte gordura em corpos cetônicos que o cérebro pode usar como combustível quando a glucose (carbohidratos) estão em níveis baixos de reserva.

É um truque metabólico que tem várias vantagens sobre a dieta regular, composta na sua maioria de carbohidratos.

É uma falsa percepção, mesmo entre médicos, que o cérebro apenas pode usar a glucose como combustível, ele na verdade pode queimar glucose ou corpos cetônicos, mas sobre circunstancias normais os corpos cetônicos não são produzidos no corpo.

Na maior parte do tempo, todas as pessoas tem o seu cérebro a queimar glucose.

A única altura em que corpo criaria e queimaria corpos cetônicos em grandes quantidades é quando não exista muita quantidade de glucose em primeiro lugar.

A forma de cortar as quantidades glucose (um açúcar básico) é simplesmente restringir o consumo de carbohidratos para 30g ou menos por dia. Por exemplo, se parar de comer quaisquer carbohidratos às 18h no Domingo, e depois treinar arduamente na Segunda-Feira e Terça-Feira, isto vai eliminar a glucose no fígado e na corrente sanguínea, assim como eliminar o glicogénio nos músculos.

Neste ponto, o fígado vai começar a produzir corpos cetônicos, assim o cérebro tem agora outro tipo de combustível, e se deixar de consumir carbohidratos por completo, o corpo começará a converter proteína em glucose pois irá precisar de 30g de glucose por dia no mínimo.

[-] Índice de conteúdos

Benefícios da Dieta Cetogénica

Um pilar da dieta cetogénica

Um pilar da dieta cetogénica

Existem vários benefícios na prática da dieta cetogénica, dois dos mais importantes são:

  • O corpo queima gordura como se fosse a sua fonte primária de energia, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Então, se restringir as calorias, o corpo irá queimar quantidades elevadas de tecido adiposo a uma velocidade muito superior a que qualquer dieta baseada em carbohidratos.
  • Em estado de cetose a maior parte das pessoas consome diariamente menos quantidades de calorias, consequentemente é mais fácil restringir o consumo calórico.

Os corpos cetônicos alteram directamente a parte do cérebro responsável pelas náuseas, e a parte do cérebro que controla o apetite (essas duas partes estão afastadas não menos de um centímetro uma da outra). Como resultado é provável que se sinta doente ou com náuseas.

As dietas cetogénicas também queimam massa muscular, mais até que outras dietas, mesmo quando uma quantidade de proteína é consumida (50-150g / dia no mínimo).

A queima de massa muscular é incrivelmente importante para pessoas que costumam praticar dietas como um estilo de vida, a dieta cetogénica previne o metabolismo de abrandar, o que ajuda na continua queima de gordura e a manutenção da perda de gordura assim que a dieta estiver concluída.

A dieta cetogénica tem as suas desvantagens mesmo assim. Muitas pessoas pensam que a dieta cetogénica não é saudável e que demasiadas quantidades de gordura e colesterol são consumidas nesta dieta relativamente à dietas normais.

Mas, se conseguir fazer escolhas ponderadas, pode continuar na dieta cetogénica e comer muito saudável. Outra desvantagem é que é muita restrita, e os carbohidratos são a comida mais comum no dia a dia podendo tornar a dieta difícil de ser executada.

Quando se está na dieta cetogénica é muito provável que a nossa força diminua, assim como a carga, isto acontece porque os músculos usam glucose para produzir a energia necessária para treinar arduamente com pesos.

Este acontecimento pode ser um bocado deprimente mas a força é novamente ganha quando os carbohidratos são reintroduzidos novamente na dieta. Um outro problema a ter em conta é que um dos cetones produzidos no corpo é Acetona, que pode causar mau hálito em algumas pessoas.

Efeitos Negativos da Dieta Cetogénica

Portanto, resumindo os aspectos negativos da dieta cetogénica são:

  • Mau hálito devido à Acetona
  • Sentir náuseas na fase inicial da dieta quando o cérebro ainda se está a adaptar, depois de três semanas em cetose o cérebro recupera cerca de 70-75% da sua capacidade para usar os corpos cetônicos como combustível, que é quando se começa a sentir normal outra vez.
Avalia este conteúdo
3.325/5 (10 votos)
Etiquetas: benefícios da dieta cetogénica, dieta, efeitos negativos da dieta cetogénica, massa muscular, suplementos
3 comentários sobre “A Dieta Cetogénica e o Corpo
  1. low carb disse:

    Ola Tudo bem ?

    Primeiramente obrigado pelo conteudo De Qualidade

    Que Deus Abencoe pela Dicas :-}

  2. Murilo disse:

    muito bom conteudo parabens sou fan do seu blog

  3. Paula disse:

    Obrigado pelo Seu Conteudo De Qualidade me Ajudou Muito

    Vou compartilhar nas redes sociais este conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.