Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Anemia

  • Português

A hemoglobina é uma proteína considerada essencial à formação de hémaceas e que tem como função o transporte de oxigénio através da corrente sanguínea.

A anemia definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) consiste numa situação em que a hemoglobina no sangue se encontra com valores abaixo do normal.

Esta situação surge em consequência da carência de nutrientes essenciais como é o caso do ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.

De todas elas, são as anemias com carência de ferro aquelas que são mais comuns e que podem ser consideradas mais graves.

O ferro é vital para a manutenção da vida e tem como principal papel, atuar na produção das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigénio para todo o organismo.

[-] Índice de conteúdos

Causas da Anemia

As suas causas podem ser variadas, como é o caso de má absorção de ferro, de hemorragias devido a acidentes ou a problemas gastrointestinais.

Quando a anemia acontece em grávidas ou em crianças é essencialmente por incorreta ingestão de alimentos ricos em ferro ou com baixa biodisponibilidade.

Caso severo de anemia (Autor: James Heilman, MD)

Caso severo de anemia (Autor: James Heilman, MD)

Na grávida, a anemia, também pode verificar-se graças às baixas reservas de ferro no período pré-concepcional e á elevada necessidade do mineral para a formação dos tecidos fetais.

Classificação da Anemia

A anemia pode apresentar-se sobre diversas classificações, e esta, está relacionada com as suas causas ou com os seus sintomas. Assim podemos ter:

  • Anemia profunda
  • Anemia falciforme
  • Anemia perniciosa
  • Anemia ferropriva

Quando uma pessoa apresenta um quadro clínico de anemia profunda refere em geral sintomas como dificuldade de concentração, falta de ar, irritabilidade, perda de apetite, fraqueza, cansaço, menor desempenho no exercício físico e mucosas dos lábios e dos olhos descoradas. Estes sintomas acontecem devido à existente limitação das trocas gasosas entre o sangue e as células.

No caso de estar presente uma anemia falciforme, verifica-se um aumento dos glóbulos vermelhos (hémaceas) no sangue, mas o organismo da pessoa em causa não possui a capacidade de produzir a hemoglobina.

Os sintomas são semelhantes a uma anemia profunda, mas apresentam um que a distingue: a viscosidade sanguínea encontra-se aumentada o que se traduz numa agregação das hémaceas e na produção de coágulos em diferentes partes do organismo.

O risco de contraírem uma infeção está aumentado e podem, muitas vezes, manifestar dores intensas. Este tipo de anemia é de carácter hereditário podendo ser transmitida de pais para filhos.

Uma pessoa pode comportar uma anemia perniciosa durante anos sem apresentar sintomas específicos, manifestando apenas cansaço ou fadiga e podendo ser confundida com outra situação. Em casos mais graves, esta pode referir falta de ar, palpitações e uma transpiração acentuada.

Estes últimos sintomas devem-se ao esforço cardíaco na tentativa de compensar a falta de hemoglobina, podendo em casos mais graves ou em pessoas idosas ocorrer uma falha cardíaca.

A anemia ferropriva (por carência de ferro) tem um grupo de eleição que é constituído por mulheres em idade fértil, crianças, adolescentes em fase de crescimento, e ainda pessoas sujeitas a cirurgia para redução do estômago. No entanto, qualquer pessoa pode vir a apresentá-la, se na sua dieta não forem incluídos alimentos com ferro ou se houver dificuldade de absorção do mesmo.

Diagnóstico e Tratamento da Anemia

O diagnóstico tem que ser feito baseado nos sinais e sintomas e em algumas análises laboratoriais ao sangue.

Quanto ao tratamento, este tem que ser feito em conformidade com o diagnostico e com o tipo de anemia diagnosticada.

Avalia este conteúdo
2.8/5 (5 votos)
Etiquetas: anemia, anemias, causas da anemia, classificação da anemia, diagnóstico da anemia, glóbulos vermelhos, tratamento da anemia, zinco

Leave a Reply

Your email address will not be published.