Paragem da Digestão

O processo de digestão é realizado através de um número de órgãos do nosso sistema digestivo.

O primeiro local onde existe uma paragem dos alimentos é o estômago, que normalmente impulsiona os alimentos para o intestino delgado onde depois são digeridos.

Por vezes, a digestão acaba por desacelerar drasticamente, ou até mesmo parar, ficando no estômago os alimentos que ainda não foram totalmente trabalhados aí.

Esta condição médica é chamada de gastroparesia, sendo também conhecida como esvaziamento gástrico retardado.

Os sintomas da gastroparesia incluem náuseas e vómitos, sensação de saciedade depois de comer apenas uma pequena porção de alimentos, refluxo ácido, dor de estômago e perda de peso involuntária. As possíveis causas desta interrupção da digestão são muitas e variadas.

[-] Índice de conteúdos

Danos nos Nervos e Músculos

Quando o alimento entra no seu estômago, o nervo vago diz aos músculos do estômago para se contraírem de modo que o alimento pode continuar a sua jornada pelo sistema digestivo. O nervo vago é o nervo que controla os músculos do seu estômago.

Devido à lesão, doenças congénitas, um distúrbio do sistema nervoso, tais como a doença de Parkinson, cirurgia ou uma variedade de outras condições, os músculos do estômago ou do nervo vago podem ser danificados.

O primeiro local onde existe uma paragem dos alimentos é o estômago, que normalmente impulsiona os alimentos para o intestino delgado onde depois são digeridos (Autor: dicassaude.com.br)

O primeiro local onde existe uma paragem dos alimentos é o estômago, que normalmente impulsiona os alimentos para o intestino delgado onde depois são digeridos (Autor: dicassaude.com.br)

Danos no nervo e nos músculos do trato digestivo podem fazer com que seus órgãos não sejam capazes de cumprir com as suas funções, e a digestão pode parar ou desacelerar antes da comida ter deixado o estômago.

O seu médico pode prescrever uma série de medicamentos diferentes para estimular os músculos do estômago a se movimentarem, de modo a ajudar à digestão.

O Uso de Medicação

Alguns dos medicamentos que você pode estar a tomar para tratar outras condições médicas não relacionadas com o sistema digestivo podem levar a gastroparesia.

Os anti-depressivos, lítio, medicamentos analgésicos narcóticos, a hormona progesterona e nicotina são alguns exemplos de medicamentos e produtos químicos que podem acabar por interferir com o esvaziamento gástrico.

Certifique-se de que o seu provedor de cuidados médicos tem uma lista completa dos medicamentos e suplementos que você toma, especialmente se você sofre de problemas digestivos.

Doenças Endócrinas

A ciência da endocrinologia está relaciona com o sistema endócrino e com as hormonas segregadas pelo seu corpo. Doenças endócrinas, incluindo diabetes e hipotiroidismo, podem também contribuir para gastroparesia.

Você estará mais propensos a sofrer de problemas de digestão dessa natureza se os seus níveis de açúcar no sangue não estiverem bem controlados; altos níveis de glicose no sangue podem prejudicar o funcionamento do nervo vago, o que leva a uma má comunicação entre o nervo e os músculos do estômago.

Os baixos níveis de hormonas da tiróide também podem interferir com o processo digestivo normal.

Outras Condições de Saúde

Existem ainda muitas mais condições de saúde que podem causar uma paragem da sua digestão. Por exemplo, doenças virais e a doença do refluxo gastroesofágico – DRGE – são duas condições que podem causar sintomas de gastroparesia.

Se você sofrer de um distúrbio alimentar, como anorexia nervosa ou bulimia, isso também pode fazer com que a sua digestão pare.

E também, o tratamento para distúrbios alimentares geralmente reverte o esvaziamento gástrico retardando-o.

Se você conhecer bem todas as possíveis causas de uma paragem da digestão, será mais fácil prevenir essa situação.

Etiquetas: doenças endócrinas, esvaziamento gástrico, gastroparesia, suplementos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.