O Que São as Especiarias?

Há variadíssimas especiarias na natureza, tais como: açafrão; anis estrelado; anela; cravinho; gengibre; mostarda; noz moscada; pimenta-do-reino; e muitas outras.

[-] Índice de conteúdos

O Que São Especiarias?

A palavra especiaria ou espécie foi a denominação, na Europa, a partir dos séculos XIV e XV, para os produtos de proveniência vegetal – flor, fruto, casca, caule, raiz, semente – com aroma ou sabor acentuados. Tal deve-se à presença de óleos essenciais.

Para além da sua potencialidade de utilização em pratos culinários, para temperar e conservar alimentos, são utilizadas na farmácia, para preparar afrodisíacos, cosméticos, incensos, medicamentos, óleos e unguentos.

A sua multiplicidade de utilizações foi, desde sempre, propícia a verdadeiras disputas entre especieiros e boticários.

Especiarias no mercado (Autor: Imagem em domínio público)

Especiarias no mercado (Autor: Imagem em domínio público)

A sua utilização é diferente das ervas aromáticas, pois, nestas últimas, utilizam-se essencialmente as folhas.

Especiarias Diferentes no Mundo Inteiro

Pensamos, essencialmente, nas especiarias como um produto do Oriente. Contudo, não são exclusivas desta zona, se bem que, durante muito tempo, desde o tempo das Cruzadas, se tenha desenvolvido o consumo das variedades provenientes das zonas tropicais.

Houve diversas rotas marítimas e terrestres, que se estabeleceram entre o Ocidente e o Oriente, tais como:

– a rota da seda, com a China;

– a rota das especiarias, com a Índia.

Tais rotas trouxeram confrontos, no decorrer dos séculos. Essas rotas também trouxeram alguma prosperidade, entre os séculos XIII e XIV, através da instauração da pax mongolica, que se estabeleceu entre a Europa e o Oriente, desde a criação do Império Mongol.

Como Utilizar as Especiarias

As especiarias eram compradas já secas e assim eram utilizadas. De facto, apresentam grande durabilidade, resistência a pragas e a mofos, durante os longos períodos de armazenamento.

Suportavam, em bom estado de conservação, as travessias por mar ou por terra, sem a perda das suas qualidades aromáticas e medicinais.

As Especiarias Mais Procuradas

No século XV, a pimenta-do-reino, a canela, o cravo, e a noz moscada estavam entre as mais procuradas. Provinham da Ásia, eram difíceis de conseguir, logo, consequentemente, muito caras.

O grande valor que lhe era atribuído determinava, inclusivamente, o serem utilizadas como moedas de troca. De acordo com  Nepumoceno, detinham o valor de “dotes, heranças, reservas de  capital e divisas de um reino. Pagavam serviços, impostos, dívidas, acordos e obrigações religiosas”.

A sua importância era tão grande que se presenteavam ou subornavam pessoas influentes socialmente com o recurso às especiarias.

Entraves ao Acesso às Especiarias

Os mercadores cristãos viram a sua atividade comercial bloqueada com a tomada de Constantinopla pelos otomanos, em 1453, pois passou ao controlo turco as rotas de comércio das principais especiarias.

A especiaria já tinha ganho tantos adeptos no Ocidente que os países ibéricos, Portugal e Espanha, para solucionar tal problema, organizaram verdadeiras expedições para a pesquisa de uma rota alternativa de caminho marítimo para o Oriente:

– previa-se um ciclo oriental, contornando África, no projeto português;

– previa-se um ciclo ocidental, que determinou a descoberta da América, no projeto espanhol.

Os países europeus introduziram especiarias asiáticas em solo americano, a fim de as tornar mais acessíveis comercialmente. Isso determinou, em parte, o abandono das espécies americanas nativas dessas colónias americanas.

Etiquetas: como utilizar as especiarias, especiarias diferentes no mundo inteiro, o que são as especiarias
3 comentários sobre “O Que São as Especiarias?
  1. giullya meneguci disse:

    me ajudou muito no meu trabalho de geografia.a pergunta era assim OQUE E ESPECIARIAS.amei esse site

    • Geovanna disse:

      Especiarias são produtos que era muito procurado pelos europeus/navegantes que são:Canela-em-pau,Nos-moscada,Gengibre,Pimenta do reino Preta,Fava de Baunilha e cravo que são as mais procuradas pelos Europeus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.