Quantidade Ideal de Atividade Física

[-] Índice de conteúdos

Atividade Física – Comece já !

Para quem não precisa perder peso mas deseja apenas obter uma boa aptidão cardio-respiratória, a quantidade de atividade física é menor do que a necessária para emagrecer, mas a intensidade do esforço é maior. Quem precisa de emagrecer necessita de fazer mais volume de atividade física (mais quantidade, ou seja, mais horas), mas não necessita de tanta intensidade. A má condição física dos obesos obriga a repartir a carga em mais sessões e mais prolongadas, de modo a que a intensidade seja menor.

A prática de exercício ajuda a manter a força e elasticidade dos músculos, evita a obesidade e dá uma sensação de bem-estar. À medida que a idade avança, os movimentos começam a ser mais lentos e o andar menos seguro. Se fizer exercício diariamente, passará a movimentar-se com maior rapidez e segurança.

A prática de exercício ajuda a manter a força e elasticidade dos músculos, evita a obesidade e dá uma sensação de bem-estar.

Na fase inicial, a atividade física deverá ser o mais adaptada possível às condições físicas e médicas da pessoa, em termos de frequência, duração e intensidade. Quem está a começar um programa de atividade física e nada faz há muitos anos, pode começar com três a quatro vezes por semana, e o primeiro objectivo semanal é atingir 1000 kcal com o exercício. Nesta fase, o importante é começar!

O objectivo a médio prazo a atingir, são volumes de 200 a 300 min de atividade física semanal, representando um dispêndio calórico superior a 2000 kcal por semana. A atividade física deverá ocorrer, se possível, em todos os dias ou num mínimo de cinco, o que parece ser um objectivo a atingir a médio prazo, aumentando as possibilidades de manutenção do peso.

A longo prazo, você poderá alterar os seus volumes de atividade física de modo a fazer exercício todos os dias da semana, devendo consumir cerca de 300 kcal por dia.

Marcado com: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.