Importância da Atividade Física no Controlo de Peso – Razões 5 a 8

A atividade física é fundamental e insubstituível para emagrecer e sobretudo para manter o peso conseguido. Conheça as outras quatro razões para que assim seja!

A atividade física ajuda a controlar o peso corporal ao utilizar as calorias em excesso que de outra forma seriam armazenadas como gordura. A maioria dos alimentos que ingerimos contém calorias que são gastas em tudo o que fazemos, até a dormir. Equilibrar as calorias ingeridas com as que são utilizadas através da atividade física, ajuda a atingir e manter um peso saudável.

A atividade física ajuda a controlar o peso corporal ao utilizar as calorias em excesso que de outra forma seriam armazenadas como gordura. A maioria dos alimentos que ingerimos contém calorias que são gastas em tudo o que fazemos, até a dormir. Equilibrar as calorias ingeridas com as que são utilizadas através da atividade física, ajuda a atingir e manter um peso saudável.

5 – Porque aumenta a adesão a longo prazo aos novos hábitos alimentares mais saudáveis

Com a atividade física, a restrição alimentar pode ser menos restritiva e portanto mais aceitável a longo prazo. É por isso que devemos salientar duas regras-chave que definem uma correta metodologia de trabalho:

  1. Regra dos D – Dieta só se aguenta alguns Dias, é só para Doentes como por exemplo para quem tem Diarréia. Como o objectivo deve ser para o resto da vida, você deve passar a comer saudável e mexer-se sempre. Claro que pode e deve haver algumas pequenas restrições iniciais, mas a aceitação é muito diferente da de uma verdadeira dieta. Esta é uma perspectiva de longo prazo, ou seja, a importância de perder e manter essa perda de peso é a única base para o sucesso.
  2. Encare o início do programa de emagrecimento como o primeiro dia do resto da sua vida. Você deve importar-se consigo e não com o que lhe dizem. Isso só se consegue se as mudanças propostas forem ligeiras, de modo a permitir a sua assimilação sem rejeição de modo a que as novas medidas tomadas se tornem em hábitos. Nunca se esqueça que i hábito é uma segunda Natureza, mas para isso é necessário tempo para a implementação das novas medidas a tomar, devendo estas tornar-se numa fonte de prazer. Para que os novos hábitos sejam fonte de prazer, a alimentação não pode ser demasiado restritiva e a atividade física não deve ser difícil, perigos, nem estafante, exceto se estivermos a falar de desportistas de competição.

6 – Porque evita que a restrição alimentar perca eficácia

O organismo adapta-se a todas as dieta diminuindo o seu metabolismo em repouso, pelo que, a partir de certa altura, deixa de haver balanço negativo, pois a energia fornecida pela dieta passa a ser igual ao novo metabolismo do indivíduo. Isto observa-se sempre e é uma forma de o organismo se defender contra períodos de privação. Se não fosse assim, o número de pessoas a morrer de fome seria ainda muito superior. Nesta altura, para a perda de peso, passa-se à fase do efeito planalto das dietas. Como a atividade física tem um efeito oposto sobre o metabolismo em repouso, daqui decorre que esta paragem de perda de peso acabe por surgir mais tarde. Por outras palavras, juntamente com o aumento da atividade física, a restrição alimentar á muito mais eficaz.

7 – Porque previne e melhora muitas das complicações médicas da obesidade

O sedentarismo e a obesidade, sobretudo a obesidade abdominal, resultam em graves consequências para a saúde. Muitas das doenças, como a diabetes, a hipertensão, as alterações dos níveis de colesterol e dos triglicerídeos são resultado de ambos os fatores. Assim, quando um indivíduo com alguns destes problemas de saúde inicia um programa de atividade física, isso fará com que ele melhore em algumas destas complicações, quer por via direta, quer indirecta, através da redução da massa gorda.

8 – Os hábitos de atividade física são o principal determinante para manter o peso depois de perdido

As investigações científicas têm mostrado que, embora não se saiba a razão, a adoção de hábitos de atividade física regular, é o fator que mais se correlaciona com o sucesso a longo prazo.

Concluindo: Não pense só em perder peso – pense em mudar de hábitos para sempre.

Etiquetas: atividade física, benefícios dos exercício, controlo de peso, dieta, o que é a atividade física, obesidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.