Dieta ou Ginásio – O Que É Melhor?

Algumas pessoas pensam que conseguem emagrecer baseando-se em dieta e esquecendo o exercício físico. No entanto, há que perceber que uma dieta traz efeitos a curto prazo, mas o exercício físico, para além de ajudar no processo de emagrecimento, acarreta vantagens, ao nível da saúde e a longo prazo.

Assim, para quem tenha interesse em perder peso, em pouco tempo, o indicado é uma dieta, pois, ao não ingerimos determinados alimentos, a quantidade de calorias que o corpo recebe passa a ser menos, enquanto que, no caso do ginásio, há necessidade de queimar as calorias ingeridas.

Segundo os especialistas, o tempo de exercício físico, necessário para a perda de um quilo (sete mil calorias) é de doze horas de esforço intensivo. Apesar disto, uma dieta, especialmente, quando sem acompanhamento médico, pode representar uma perda rápida de substâncias essenciais para os órgãos vitais, resultante da privação de alguns alimentos. Uma dieta inadequada pode até representar um aumento de peso, pois o organismo, privado de certos nutrientes, tem necessidade de recorrer a outros elementos não indicados.

Fazer o exercício físico ajuda a queimar calorias e não ficamos complemente dependente da dieta para perder peso (Autor: Imagem em domínio público)

Fazer o exercício físico ajuda a queimar calorias e não ficamos complemente dependente da dieta para perder peso (Autor: Imagem em domínio público)

O ginásio, para além de ajudar no processo de emagrecimento, traz benefícios para a saúde, quer a nível cardiovascular, quer em termos de ossos e musculatura. Por outro lado, a prática de exercício físico, influencia o cérebro a libertar sustâncias capazes de provocar sensações como bem-estar, tranquilidade e paz.

Quando o objetivo do ginásio é perder peso, o mais indicado são atividades perlongadas, mas de intensidade média como natação e ciclismo. Outros exercícios, de curta duração, levam à perda de carbo-hidratos e não de gordura, o que é indicado para quem pretenda ganhar massa muscular ou prevenir lesões.

Perder peso, não implica apenas eliminar quilos, mas sim reestruturar as percentagens de composição corporal. Para tal, o método mais correto envolve não só uma redução alimentar, como também, uma prática de exercício físico.

Etiquetas: como emagrecer, dieta, dieta ou ginásio, emagrecer com dieta, emagrecer no ginásio, ganhar peso, ginásio, massa muscular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.