Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Como Recuperar a Boa Forma Após a Gravidez

Uma gravidez saudável implica quase sempre um ganho de peso. Uma mulher, nesta condição, sofre um aumento de apetite. No entanto este necessita ser controlado, uma vez que, o aumento de volume deve ser feito de forma gradual, ao longo do tempo de gestação. O ganho de peso não deve exceder os 12 quilos. Este fator é determinante para o processo de emagrecimento, depois do nascimento do bebé.

Assim, durante a gestação deve ser adotada uma alimentação equilibrada, o mais saudável possível. É de notar que o excesso de peso, não só prejudica a mãe, como pode afetar o desenvolvimento da criança. Contudo, mesmo que o peso da futura mãe não seja o mais indicado, não são aconselhadas dietas, já que a restrição calórica poderá levar a uma carência de nutrientes essenciais para o bebé.

As mulheres que praticam hábitos corretos, durante a gravidez, voltarão à sua antiga forma física muito mais rapidamente, podendo acontecer ainda no aleitamento materno.

Quando a mãe está no processo de amamento existe uma queima maior de calorias (Autor: Imagem em domínio público)

Quando a mãe está no processo de amamento existe uma queima maior de calorias (Autor: Imagem em domínio público)

É justamente neste período, que a recente mamã tem capacidade de produzir um leque de diversas substancias, nomeadamente as ocitocinas, que vão estimular a contração do útero assim como o regresso de outros órgãos ao local onde se encontravam, antes da gravidez. Por outro lado, e por muito estranho que possa parecer, o processo de aleitamento acarreta uma perca calórica considerável.

Se a criança tiver nascido de parto normal, duas semanas depois, a mulher pode começar a praticar exercício, embora controladamente. Quando é realizada uma cesariana, o período de tempo sem exercício é cerca de um mês. Contudo, nos dois casos, os primeiros 30 dias, pós parto, inspiram mais cuidados pois o corpo ainda está em processo adaptativo, nomeadamente a regular os níveis de hormonas. Em todos os casos, a prática de exercício deve ser iniciada gradualmente e após consentimento médico.

É importante perceber que cada mulher tem o seu ritmo e por isso o seu tempo de resposta, quer a exercício, a alimentação ou a mudanças hormonais também é diferente.

Avalia este conteúdo
2.5/5 (1 votos)
Etiquetas: como recuperar da gravidez, dieta, gravidez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.