Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Como Travar o Desgaste das Suas Articulações

À medida que os anos passam todo o organismo vai sofrendo alterações e ao mesmo tempo diminuindo algumas das suas funcionalidades e perdendo algumas das suas capacidades. Também as cartilagens articulares não são esquecidas e vão-se degradando progressivamente surgindo as dores e a dificuldade de movimentos. As cartilagens articulares têm a missão de favorecer os movimentos e amortecer as pressões que acontecem entre duas extremidades ósseas de uma articulação, e quando a artrose se verifica é porque aconteceu a degradação entre essas mesmas cartilagens ou até mesmo o seu desaparecimento.

Cansaço geral ao longo do dia, <a title=

dores violentas nos ossos, dores agudas nos músculos podem ser sintomas de desgaste das articulações." width="240" height="180"> Cansaço geral ao longo do dia, dores violentas nos ossos, dores agudas nos músculos podem ser sintomas de desgaste das articulações.

As articulações dos membros inferiores são as principais articulações atingidas embora a intensidade do desgaste e dos sintomas possam variar de pessoa para pessoa. Sabe-se também que este processo é lento e progressivo e para evitar que ele aconteça, ou pelo menos que demore alguns anos mais, é necessário tomar algumas medidas:

  • Praticar exercício físico adequado à idade e ao gosto. Este permite o fortalecimento e o alongamento da musculatura ajudando também a estabilizar e a proteger a articulação, dado que esta fica mais eficaz. Mas atenção, se este for praticado de forma incorreta pode contribuir para um mais rápido aparecimento do desgaste. A hidroginástica é o exercício mais aconselhado uma vez que não proporciona qualquer pressão sobre as articulações.
  • Evitar atividades de impacto e o agarrar de pesos uma vez que vai aumentar a sobrecarga nas articulações.
  • Não ter peso acima do indicado dado que é muitas vezes o excesso de sobrecarga que proporciona o desgaste das articulações. Se tem peso a mais, faça uma dieta equilibrada cujo objetivo será perde-lo.
  • Evitar as mudanças bruscas de temperatura, embora os tratamentos quer com água quente, quer com gelo possam aliviar os sintomas provocados pelo desgaste como é o caso da dor.
  • Não usar calçado nem roupas apertadas de forma a dificultar a circulação sanguínea e a favorecer o aparecimento dos edemas.
Avalia este conteúdo
3.15/5 (5 votos)
Etiquetas: articulações, desgaste das articulações, dieta, evitar o desgaste das articulações, travar o desgaste das articulações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.