Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


O Formol É Prejudicial Para a Saúde?

O formol consiste num composto líquido muito parecido com a água e que tem diversas aplicações. Das muitas conhecidas aplicações podemos dizer que elas contribuem para uma forte exposição ocupacional. Assim podemos referir os seguintes usos:

  • Como alisante de cabelo – ao longo dos anos o formol tem sido bastante usado quer para alisar os cabelos quer para endurecimento das unhas.
  • Nos hospitais – o formol é usado para conservação de amostras de tecido que vão posteriormente para análise. São também muitas vezes usadas pastilhas que depois de diluídas vão constituir um desinfetante poderoso.
  • Nos laboratórios de anatomia e na preservação de cadáveres – existem partes dos corpos que são preservadas dentro do formol sendo por isso muito usado nos laboratórios de anatomia patológica.
  • Na indústria de produtos de madeira e papel – nestas o formol é usado em forma de gás o que proporciona uma inalação ainda mais fácil.
  • Na indústria de móveis – os vernizes que muitas vezes se usam têm também na sua composição o formol.
  • Na construção civil – nos vernizes usados para os pavimentos de madeira bem como portas e janelas.
  • Nas fábricas de tecidos e artigos de vestuário – para conferir resistência aos tecidos.
  • Na agricultura – é usado como desinfetante.
Quando o formol é inalado pode causar no indivíduo <a title=

dor de garganta, tosse e falta de ar. Também irá provocar irritação respiratória. Se ingerido o formol pode causar dor abdominal intensa, náuseas, vómitos violentos, dor de cabeça e diarreia." width="270" height="180" /> Quando o formol é inalado pode causar no indivíduo dor de garganta, tosse e falta de ar. Também irá provocar irritação respiratória. Se ingerido o formol pode causar dor abdominal intensa, náuseas, vómitos violentos, dor de cabeça e diarreia.

Dado que o formol é facilmente solúvel na água, a sua absorção é feita de forma fácil e rápida podendo entrar para o organismo através do sistema respiratório e gastrointestinal sendo rapidamente metabolizado. A absorção dérmica é mais lenta embora também cause os seus efeitos.

As reações ao formol por parte do organismo são a irritação, vermelhidão da pele, dor e queimaduras, irritação e vermelhidão dos olhos, lacrimação e visão turba. Em altas concentrações pode provocar o cancro.

Presentemente sabe-se que o formal traz grandes prejuízos à saúde tendo sido dado esse alerta à população. A proibição (já feita no Brasil, mas sem conhecimento de ter sido feito noutros países) é tida como uma precaução quer para clientes quer para profissionais de forma a evitar problemas graves de saúde nomeadamente o cancro.

Avalia este conteúdo
3.5/5 (2 votos)
Etiquetas: efeitos do formol, efeitos nocivos do formol, formol, propriedades do formol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.