Impotência Sexual

A impotência sexual também conhecida por disfunção eréctil é cientificamente conhecida pela incapacidade em se conseguir conquistar uma ereção ou mantê-la pelo tempo necessário

A impotência sexual é um problema que afecta cada vez mais os homens (Autor: Imagem em domínio público)

A impotência sexual é um problema que afecta cada vez mais os homens (Autor: Imagem em domínio público)

a uma atividade sexual com prazer.

Estas perturbações de ereção podem ser temporárias ocorrendo em consequência de uma preocupação, de um problema familiar ou profissional ou até mesmo pelo excesso de trabalho. Esta tende, e em casos normais, a ser resolvida assim que o problema for também resolvido ou depois de um período de descanso. À medida que se torna mais frequente e mais persistente também vai diminuir a qualidade de vida sexual sendo por vezes necessário recorrer a ajuda médica. Este auxílio médico pode ir de encontro às necessidades do elemento masculino ou até mesmo do casal.

Com alguma frequência, a disfunção eréctil apresenta-se associada a outros tipos de disfunção sexual como é o caso do desejo sexual, da ejaculação precoce ou retardada e do orgasmo. A disfunção eréctil cientificamente é classificada como:

  • Orgânica – acontece em seguimento de lesões ou alterações vasculares, neurológicas, hormonais ou ainda dos corpos cavernosos.
  • Psicogénica – em sequência de inibição central do processo de ereção quando se verifica a inexistência de alteração física que a provoque.
  • Mista – como o próprio nome indica em sequência de uma associação dos fatores já mencionados.

Associada à disfunção erétil estão muitas vezes associadas outras condições clínicas como é o caso da diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, níveis elevados de colesterol, aterosclerose, traumatismo da coluna e da medula, fraturas da bacia, doenças neurológicas, cirurgias à próstata, à bexiga e a colon, insuficiência renal entre muitos outros.

Este é um problema que afeta, segundo as estatísticas, dez por cento dos homens e que inevitavelmente os enfraquece física, emocional e socialmente diminuindo nalguns casos drasticamente a sua autoestima, ficando inseguros na cama e fora dela. Este fato vai com toda a certeza perturbar as relações familiares, profissionais e sociais. Felizmente hoje já é possível tratar este problema de saúde graças aos avanços da medicina.

Etiquetas: causas da impotência sexual, impotência sexual, sintomas da impotência sexual
2 comentários sobre “Impotência Sexual
  1. Roberto Neves disse:

    Muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns!

  2. Robert Santos disse:

    Muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.