Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Banho Turco

Ao vasculhar os registos históricos não se dá por concluída qual a data do início da tradição do banho turco. No entanto, sabe-se que este já era colocado em prática na Grécia Antiga, pelos lusitanos e em Roma Antiga (graças à existência das ruinas das famosas termas romanas).

Mais tarde, estes banhos foram também adotados pelos árabes, pelos turcos assim como por outros povos islâmicos aquando da conquista do Império Bizantino pelo herdeiro do Império Romano. Para os turcos, o banho a vapor não era novidade uma vez que eles já eram tradicionais na Ásia Central (local de origem dos turcos). Os historiadores não têm a certeza se foram os povos orientais que se habituaram aos banhos romanos ou se terá sido ao contrário. Na Europa o banho turco era tradição até à Idade Média, mas posteriormente terá caído em desuso tendo sido de novo adotado no século XVII.

O banho turco é também conhecido por banho a vapor, sauna a vapor ou hamam. As pessoas que praticam este tipo de banho ficam num ambiente fechado, muito quente e coberto de vapor. Depois de algum tempo de permanência dentro deste ambiente, a pessoa deve molhar-se em água fria o

Imagem de Banho Turco (Autor: Imagem em domínio público)

Imagem de Banho Turco (Autor: Imagem em domínio público)

u quente.

Para a saúde podemos apontar que promove a desintoxicação do organismo reduzindo os sais, as gorduras e as toxinas e que reduz as alergias da pele, a bronquite, sinusite, rinite, constipações, obesidade, reumatismo, cansaço físico e mental.

Apesar de se saber da existência dos benefícios do banho turco é necessário alertar que existem situações em que ele se encontra parcial ou totalmente proibido.

  • Pessoas com valores tensionais muito elevados.
  • Doentes cardíacos.
  • Pessoas com problemas de circulação sanguínea.

Face ao exposto o recomendável é que se aconselhe com o seu médico para saber se tem ou não limitações na prática do banho turco.

As mulheres preferem a sauna ao banho turco porque referem ser mais tolerantes ao primeiro, mas como não há regra sem exceção existe um grande número que dá preferência ao banho turco.

Avalia este conteúdo
2.5/5 (1 votos)
Etiquetas: banho turco, circulação sanguínea, doentes cardíacos, obesidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.