Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Cancro: Saiba Seis Maneiras de o Prevenir

O cancro é uma doença que cada vez afeta mais pessoas no mundo inteiro. O corpo e a saúde não se fazem apenas de músculos. As doenças degenerativas podem nem sempre ter cura, mas isso é só porque não foram tomadas medidas de prevenção. O Verão é uma época especialmente convidativa à formação de diversos tipos de cancro no corpo humano, por isso o Dicas Emagrecer apresenta seis medidas que podem salvar a sua vida. Se este assunto não lhe interessa, lembre-se que o cancro pode matá-lo, enquanto os músculos não lhe podem salvar a vida.

1. Proteja-se do sol.
Os escaldões que apanha no verão são incómodos? Pois, saber que 80% dos casos de cancro de pele nascem da exposição solar também. Por ano, em Portugal, há cerca de 800 novos pacientes com melanoma maligno, um dos tipos de cancro mais graves que existem. Tudo isso poderia ser evitado com o uso de um simples protector solar. No sexo masculino, tronco, cabeça e pescoço são as áreas mais propensas a ocorrer este tipo de cancro, enquanto que nas mulheres a zona inferior das pernas é a que deve merecer mais cuidados. Por muito «resistente» que seja aos escaldões, use sempre protector solar, sobretudo quando estiver completamente exposto ao sol. Ao longo do ano, inclusive no Inverno, opte por um creme hidratante de rosto que tenha, no mínimo, um factor de protecção 15. Este tipo é facilmente identificável nos rótulos dos produtos.

2. Alho para «purificar» as refeições.

Imagem de Cancro da Garganta (Autor: Imagem em domínio público)

Imagem de Cancro da Garganta a dividir-se

Já sabemos que ninguém gosta do odor libertado por este alimento, sobretudo após a sua ingestão. Lembra-se da «cara feia» que fazia quando tinha que tomar alguns xaropes quando era pequeno? Vale a pena fazer o mesmo esforço pelo alho. A maioria dos medicamentos feitos na antiguidade eram obtidos através do alho. Os seus benefícios são imensos e vão muito além da protecção contra o cancro, mas vou manter-me fiel ao conteúdo do post. O alho reduz o risco de cancro de estômago, cólon, esófago, pâncreas e mama, este último um dos mais graves tipos de cancro no sexo feminino, muitas vezes mortal. O alho tem a capacidade de bloquear a formação de substância cancerígenas e tem alto poder antioxidante. Basta adicionar dois dentes de alho aos seus salteados… e não se esquecer de terminar a refeição com Colgate!

 

3. Feche os olhos e as janelas
No verão sabe bem dormir de janela aberta e acordar com a claridade do dia, mas lembre-se de, a partir de agora, fechar sempre as janelas e dormir o mais às escuras possível. A escuridão estimula a produção de uma hormona chamada melatonina, que regula o nosso sistema biológico e impede o surgimento de cancros na próstata. Além disso, terá um sono mais produtivo e, consequentemente, os seus níveis de energia serão mais elevados no dia seguinte. Comprove por si mesmo!

4. O perigo dos telemóveis
Hoje em dia, nenhum jovem vive sem telemóvel, mas é uma boa altura para começar a estabelecer alguma «distância» deste aparelho. De acordo com o National Cancer Institute, as radiofrequências emitidas pelos telemóveis podem ser responsáveis pela formação de danos cerebrais, corporais e tumores malignos. Contudo, ainda não há um consenso nem veredicto consensual no que toca a este assunto. Podem não haver provas oficias/científicas de que o telemóvel pode ser uma causa de cancro, mas a verdade é que também ainda não há estudos que comprovem o contrário. A solução passa por adquirir um kit de mãos livres, de modo a manter uma maior distância entre a cabeça e a antena do telemóvel. Pode parecer absurdo, mas cérebro há só um.

5. Exercício e mais exercício!
Todos sabemos que o exercício físico é benéfico e indispensável para a saúde. Ainda assim, muitos portugueses continuam a adiar a ida ao ginásio e a corrida no parque. Nos homens, a taxa de cancro do cólon, pulmões e próstata é mais reduzida em indivíduos fisicamente activos. O cancro da mama e do útero apresenta baixos níveis nas mulheres que praticam exercício físico 30 minutos por dia. A prática de desporto regula os níveis de insulina e o metabolismo hormonal, protegendo-o ainda dos diversos perigosos inflamatórios. As pessoas sedentárias apresentam 40% mais probabilidades de morrem de cancro, por isso mexa-se!

6. Prepare um jantar à luz das velas…
O homem moderno não necessita de argumentos para invesitr na sua relação ou vida sexual. Apesar disso, um estudo publicado no British Journal of Urology International dá-lhe uma boa razão para o fazer: quanto maior o número de ejeculações em indivíduos entre os 20 e os 50 anos, menos probabilidades tem de desenvolver cancro na próstata. A ejeculação tem um efeito «protector» sobretudo nos jovens com idades entre os 20 e os 30 anos, quando estes ejeculam sete ou mais vezes por semana. Este estudo veio também reforçar a desmitificação de que a masturbação era prejudicial à saúde. Homens que ejeculem menos de três vezes por semana têm 30% mais de hipóteses de padecerem de cancro. Por isso, não espere pelo dia dos namorados para investir na compra de uma lingerie!

Avalia este conteúdo
2.5/5 (1 votos)
Etiquetas: alho, alho para combater o alho, cancro, cancro da mama, cancro do cólon, cancro na próstata, cancro tratamento, exercício para combater o cancro, ginásio, inflamatórios, insulina, melatonina, metabolismo hormonal, pessoas sedentárias, próstata, pulmões, sistema biológico, sono, tumores malignos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.