Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Artéria

Dentro da anatomia humana, podemos encontrar as mais diversas estruturas que sem elas ou em mau funcionamento das mesmas, vai verificar-se inevitavelmente um desequilíbrio no funcionamento do organismo.

As artérias são exemplo das muitas estruturas e a cumprir-se complicações, a saúde fica severamente comprometida uma vez que podem, ocorrer doenças consideradas fatais.

Estas fazem parte do sistema circulatório e este é de primordial importância para a manutenção da vida. É o sistema circulatório que permite a oxigenação e a nutrição das células e também a remoção do dióxido de carbono. As artérias são consideradas vasos que permitem a passagem do sangue do coração, mais propriamente dos seus ventrículos, para as restantes partes do corpo. Pode-se dizer que a circulação de sangue nas artérias faz-se em sentido contrário à circulação de sangue nas veias, uma vez que o sangue nas veias vai direcionar-se das diferentes partes do corpo para o coração.

As artérias do corpo humano podem ser de três tipos diferentes consoante o seu calibre e as suas funções:

Imagem de Coração e Artérias (Autor: Imagem em domínio público)

As artérias presentes no coração

  • As arteríolas que são ramificações dasartérias e têm na sua estrutura cerca de cinco camadas de tecido considerado muscular liso. Estas têm a capacidade de regular a pressão sanguínea e fazer o transporte de sangue até aos capilares.
  • As artérias de médio calibre que têm mais de cinco camadas de músculo liso podendo mesmo ir até às quarenta.
  • As artérias de grande calibre, ao contrário das anteriores, não possuem músculo liso mas sim uma camada média de fibras elásticas. O maior exemplo de uma artéria de grande calibre é a artéria aorta que é considerada a principal artéria do corpo humano e cuja responsabilidade é a distribuição do sangue oxigenado ao restante corpo.

O enfarte de miocárdio e o ataque cardíaco são as duas principais causas de morte nos países desenvolvidos e surgem em consequência da degradação lenta e progressiva do sistema arterial.

Avalia este conteúdo
2.625/5 (2 votos)
Etiquetas: artéria, artérias, artérias de grande calibre, artérias de médio calibre, arteríolas, ataque cardíaco, coração, enfarte, enfarte de miocárdio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.