Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Aveia

Quando nos referimos a uma alimentação saudável não podemos esquecer de nela incluir a aveia. Este cereal é de extrema importância e quase imprescindível numa alimentação equilibrada uma vez que de entre todos os cereais este é o mais rico em fibras e também o mais económico.

Ao ser ingerida a aveia vai proporcionar ao organismo o aumento da sensação de saciedade, a diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL) e o melhoramento do funcionamento do intestino. Face a estas caraterísticas, ou melhor a estes benefícios para a saúde, pode-se afirmar que ela é necessária nas dietas de emagrecimento uma vez que também a sua digestão é bastante lenta. Esta é a principal razão porque a saciedade dura bastante tempo e a fome teima em chegar.

O cálcio, o ferro, as proteínas, os carboidratos e as vitaminas fazem também parte da sua composição sendo este mais um motivo para o seu consumo diário. Como possui fibras insolúveis o seu consumo diminui a incidência de cancro do colo retal. Graças à existência da ß glucana na sua composição, ajuda a uma menor absorção da gordura e do açúcar sendo por isso aconselhada a pessoas diabéticas e hipertensas. É esta mesma substancia que dá um forte contributo no reforço do sistema imunológico ajudando ao combate das infeções. Apoia a diminuir a hipótese dos genes sofrerem mutações uma vez que é protetora do nosso código genético. Como possui magnésio e vitaminas do complexo B evita a ocorrência de depressão dado que tem uma atuação direta no sistema nervoso.

Imagem de Aveia (Autor: Imagem em domínio público)

A Aveia aumenta a sensação de saciedade (Autor: Imagem em domínio público)

A aveia pode ser encontrada nos supermercados em três versões disponíveis: os flocos, o farelo e a farinha permitindo variar a sua forma de consumo. Esta pode ser usada juntamente com as frutas, os iogurtes, os sumos, bolos, pão e sopa. Convém alertar que as pessoas portadoras de doença celíaca devem evitar ou até mesmo eliminar o seu consumo.

Avalia este conteúdo
3.2/5 (4 votos)
Etiquetas: aveia, aveias, benefícios da aveia, dieta, propriedades da aveia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.