Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Radiação Ionizante

A radiação ionizante é aquela que possui energia suficiente para interagir com os átomos neutros do meio por onde ela se desloca e tem capacidade para arrancar pelo menos um eletrão de qualquer átomo. Desta forma o átomo deixa de ser neutro e passa a possuir uma carga positiva, facto que se deve ao número de protões ser maior que os eletrões.

A radiação não-ionizante é descrita como uma energia não suficientemente potente para que consiga arrancar os eletrões dos átomos que se encontram no meio por onde esta se desloca. No entanto, tem o poder de quebrar moléculas e as ligações químicas. São exemplos deste tipo de radiação a radiofrequência, os infravermelhos e a luz visível.

A radiação pode ser ionizante e não ionizante e a primordial diferença entre elas é a energia e a frequência ou seja o comprimento da onda usada.

[-] Índice de conteúdos

Classificação da Radiação Ionizante

A radiação ionizante encontra-se classificada em dois grupos. Um grupo em que a radiação tem carga elétrica associada e outro em que a carga eletrica é neutra.

Determinados grupos de radiação corpuscular como é o caso das partículas alfa e beta, os eletrões e os protões possuem cargas iguais e por essa razão pertencem ao primeiro grupo. O neutrão é uma partícula sem carga e por isso pertence ao segundo grupo.

Alguns tipos de radiação eletromagnética como os raios UV, X e gama também são ionizantes mas, como não possuem carga fazem também parte da segunda categoria.

Radiação Ionizante (Audor: http://commons.wikimedia.org/wiki/User:Stannered)

Radiação Ionizante (Audor: http://commons.wikimedia.org/wiki/User:Stannered)

Os Efeitos da Radiação Ionizante

A radiação ionizante provoca os seus efeitos e entre eles podemos destacar os seguintes:

  • O efeito fotoelétrico que ocorre quando um fotão transfere a totalidade da sua energia para um dos eletrões das camadas mais internas de um átomo e faz com que o eletrão seja retirado da sua órbita atómica. Este eletrão vai ionizar o meio.
  • O efeito compton acontece quando um fotão incidente é desviado da sua trajetória por um eletrão que se localiza numa órbita mais externa em relação a um dos átomos do meio no qual ele incidiu. A transferência de energia que se processa do fotão para o eletrão é parcial e desta forma o fotão continua a transferir a sua energia para outros eletrões.
  • A produção de par acontece quando um fotão incidente vai interagir com um núcleo atómico do material por onde se propaga, sofrendo uma transformação.

Os Usos da Radiação Ionizante

Uma vez que a radiação ionizante apresenta a capacidade de interagir com a matéria por onde passa ela é usada em diversas áreas ficando aqui apenas alguns dos exemplos:

  • A conservação dos alimentos, é no presente, realizada através da incidência de radiação ionizante sobre os mesmos. A conservação dos alimentos vai depender da intensidade da radiação e sabe-se que quanto maior for a intensidade usada maior é o tempo de duração do produto e menores são os cuidados necessários para a sua conservação.
  • A medicina nuclear também usa este tipo de radiação para fazer tratamentos terapêuticos, como é o caso da radioterapia, esterilização de materiais cirúrgicos e eliminação de bactérias.
  • É também usada nos exames de diagnóstico como o raio X, o PET e os traçados radioativos.
  • A agricultura também faz uso da radiação para conseguir obter novas variedades de plantas, através da irradiação de semente e plantas. O controlo de insetos usa igualmente estas radiações para conseguir a esterilidade dos machos.
  • A indústria do petróleo usa estas radiações para detetar a descontinuidade das chapas e das tubulações através da radiografia e da gamagrafia.
  • A geração de energia é feita através dos reatores nucleares.
Avalia este conteúdo
2.95/5 (8 votos)
Etiquetas: classificação da radiação ionizante, efeitos da radiação ionizante, radiação, radiação ionizante, usos da radiação ionizante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.