Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Abdómen

O abdómen (comumente chamado de barriga) é o espaço do corpo entre o tórax (peito) e a pelve. O diafragma forma a superfície superior do abdómen, sendo este delimitado na parte inferior ao nível dos ossos pélvicos, onde termina o abdómen e começa a pelve.

[-] Índice de conteúdos

Função do Abdómen

O abdómen contém todos os órgãos digestivos, incluindo o estômago, os intestinos delgado e grosso, o pâncreas, o fígado e a vesícula biliar. Estes órgãos são mantidos juntos por tecidos de ligação que lhes permitem expandir-se e deslizar uns contra os outros. O abdómen também contém os rins e o baço.

O abdómen (comumente chamado de barriga) é o espaço do corpo entre o tórax (peito) e a pelve (Autor: Gray's Anatomy)

O abdómen (comumente chamado de barriga) é o espaço do corpo entre o tórax (peito) e a pelve (Autor: Gray’s Anatomy)

Muitos vasos sanguíneos importantes viajam através do abdómen, incluindo a aorta, a veia cava inferior e dezenas de seus ramos menores. Na parte frontal, o abdómen é protegida por uma camada fina, mas resistente, de tecido chamado fáscia. Na frente do painel de instrumentos estão os músculos abdominais e a pele. Na parte traseira do abdómen estão os músculos das costas e a coluna vertebral.

Aos exercícios físicos para treinar os músculos do abdómen dá-se o nome de exercícios abdominais.

Doenças do Abdómen

Algumas das doenças do abdómen mais comuns são:

  • Peritonite: Inflamação do revestimento das estruturas abdominais, causando rigidez e dor severa. Normalmente, isso ocorre é devido a um órgão abdominal roto ou infectado.
  • Prisão de ventre: Considera-se um problema de prisão de ventre quando a pessoa tem menos de três evacuações por semana. Dieta e exercício físico podem ajudar, mas muitas pessoas acabam por precisar de recorrer a profissionais de saúde para resolver este problema.
  • Dispepsia: O sentimento de uma dor de estômago ou indigestão. A dispepsia pode resultar de condições benignas ou mais graves.
  • Ascite: Acúmulo de líquido abdominal, muitas vezes causada por cirrose. A ascite pode fazer com que o abdómen acabe por se projetar de forma impressionante.
  • Hérnia abdominal: Enfraquecimento ou lacuna na fáscia abdominal que permite que uma parte do intestino se projete.
  • Distensão abdominal: Inchaço do abdómen, geralmente devido a um aumento da quantidade de gases intestinais.
Avalia este conteúdo
2.5/5 (3 votos)
Etiquetas: abdomen, dieta, exercícios físicos, função do abdómen, propriedades do abdómen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.