Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Fármaco

Dá-se o nome de fármaco, ou droga, a qualquer substância química que se toma e que afeta a maneira como o corpo da pessoa funciona. O álcool, a cafeína, a aspirina e a nicotina são drogas e podem ser usadas para elaborar fármacos.

Os fármacos devem ser capazes de passar uma mensagem ao seu cérebro, normalmente atuando em partes diferentes do cérebro, conforme o fármaco em questão. Após atuarem sobre o cérebro, os fármacos podem alterar as mensagens que as células cerebrais enviam umas às outras e também as mensagens que estas enviam para o resto do corpo.

Um fármaco pode ser feito em vários tamanhos e tipos (Autor: RayNata)

Um fármaco pode ser feito em vários tamanhos e tipos (Autor: RayNata)

Eles fazem isso por interferirem com os próprios sinais químicos que os neurotransmissores de cérebro transmitem através das sinapses.

Existem alguns prós e contras relacionados com o uso de fármacos. Vamos enunciar alguns cuidados que você precisa ter, de modo a ajudá-lo a certificar-se de que o seu fármaco vai funcionar com segurança melhorando a saúde de quem o toma.

  • Certifique-se de que toma cada um dos fármacos que lhe foram receitados exatamente como lhe foi recomendado.
  • Se você é seguido por mais do que um médico, mesmo que para problemas de saúdes diferentes, certifique-se de que todos eles sabem quais os fármacos que você anda a tomar.
  • Informe os seus médicos sobre todos os medicamentos, vitaminas, suplementos e ervas que você use.
  • Tente comprar todos os seus fármacos sempre na mesma farmácia, de modo a que os farmacêuticos que aí trabalham possam saber tudo o que você toma e adverti-lo sobre algo que possa estar errado.
  • Mantenha sempre todos os seus fármacos fora do alcance das crianças.
  • Não altere a sua dose ou o horário em que toma os seus fármacos sem falar com seu médico.
  • Não tome medicação que não lhe tenha sido prescrita por um médico, mesmo que outras pessoas lhe digam que certo fármaco é muito bom para resolver um dos seus problemas de saúde.
  • Não tome fármacos cujo prazo de validade já tenha terminado.
Avalia este conteúdo
3.125/5 (2 votos)
Etiquetas: café, efeitos do fármaco, fármaco, fármacos, medicamento, propriedades do fármaco, suplementos, tipos de fármaco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.