Útero

[-] Índice de conteúdos

Útero – anatomia, função e doenças relacionadas

Tal como outras estruturas anatómicas que fazem parte do sistema reprodutor da mulher também o útero pertence ao citado. A essencial função deste órgão é alojar os embriões de forma a que estes se implantem no seu endométrio e proceder ao desenvolvimento de uma rede de vasos sanguíneos que vão permitir a sua sobrevivência. É ali que se processa o desenvolvimento do embrião até ao momento do seu nascimento. Aquando do parto é também a este órgão que cabe a responsabilidade de desenvolver as contrações necessárias à expulsão do feto para fora do útero.

O útero aloja o feto desde a fecundação até o nascimento. Desenvolve-se na mulher ao longo dos anos, preparando-se para a gestação e parto. Mesmo quando a mulher não está grávida o útero contrai, o movimento não causa dor e varia de acordo com o período do ciclo menstrual.

O útero aloja o feto desde a fecundação até o nascimento. Desenvolve-se na mulher ao longo dos anos, preparando-se para a gestação e parto. Mesmo quando a mulher não está grávida o útero contrai, o movimento não causa dor e varia de acordo com o período do ciclo menstrual.

Este órgão pode ser encontrado dentro da pelve e quando não se encontra em estado gravídico mede apenas alguns centímetros de diâmetro. Ao falarmos das suas extremidades podemos apontar o cérvix que se encontra junto à vagina e a outra ligada às trompas de Falópio ou tubas uterinas.

O útero é formado por camadas sendo elas, de dentro para fora, as seguintes:

  • O endométrio que consiste numa camada vascularizada.
  • O miométrio que se baseia numa camada muscular constituída principalmente por tecido muscular liso.
  • O perimétrio que é uma camada serosa.
  • O peritoneo que é camada que envolve o útero.

Este é constituído por três partes distintas cada uma delas com a sua função. O corpo do útero que abrange os dois terços superiores do útero, o istmo do útero que é uma parte mais estreita e o colo do útero que á a parte que se encontra ligada à vagina.

O útero como qualquer outro órgão do corpo humano pode apresentar-se doente. As patologias do útero podem apresentar-se com uma maior ou menor gravidade e de todas podemos destacar algumas:

  • Adenomiose que consiste no crescimento ectópico do endométrio.
  • O carcinoma do cérvix que na maioria dos casos é maligno. O carcinoma do útero que é quase sempre maligno.
  • Os miomas que bastante frequentes, mas na maioria das situações sem grande gravidade.
  • As malformações uterinas.
  • Prolapso uterino.
Etiquetas: doenças do útero, função do útero, órgão reprodutor, sistema reprodutor, útero, úteros
Um comentário sobre “Útero
  1. Isabella disse:

    O útero tem outras funções ou doenças que não foram citadas aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.