Propriedades do Pão

  • Português

O pão é fundamental para a nossa alimentação, no entanto deve ser comido com moderação. O pão tradicional é fabricado apenas com farinha, água e sal. A farinha pode ser proveniente de vários cereais como é o caso do trigo, do centeio ou outro. Presentemente também já se encontra à venda pão com adição de vários outros elementos como sementes ou frutos secos.

O pão integral é preferível ao branco mas as calorias são semelhantes, portanto não é por isso que poderá engordar menos. O pão é melhor digerido se estiver bem cozido, com a côdea acastanhada e com massa ligeiramente arejada por bolhas pequenas. Um pão mal cozido pode provocar flatulência.

O pão integral é preferível ao branco mas as calorias são semelhantes, portanto não é por isso que poderá engordar menos.
O pão é melhor digerido se estiver bem cozido, com a côdea acastanhada e com massa ligeiramente arejada por bolhas pequenas. Um pão mal cozido pode provocar flatulência.

Existem dois tipos de pão diferentes:

  • O levedado no qual houve adição de fermento ou levedura e que depois de um determinado tempo em repouso é cozido no forno dando origem a um pão macio.
  • O ázimo em que a sua massa não foi sujeita a um processo de fermentação, que dá origem a pães achatados e com uma maior consistência. Podem ser cozidos num forno ou assados numa chapa ou numa frigideira.

O pão foi introduzido na alimentação há cerca de 6000 anos e a sua invenção é da responsabilidade do Egipto onde também foi descoberta a fermentação. No mercado nacional podem ser encontrados presentemente diversos tipos de pães como o árabe, de forma, ázimo, francês, integral entre muitos outros.

Mas vamos ao que interessa. Quem nunca sentiu o peso na consciência por ter abusado na quantidade de pão? Quem nunca eliminou o pão da sua alimentação porque quer perder os quilos a mais? Mas será que é mesmo perigoso para a saúde comer muito pão?

A Organização Mundial da Saúde aconselha a que cada pessoa consuma 50 quilogramas de pão por ano. Segundo os nutricionistas o pão é rico em carboidratos e em calorias e por isso deve ser comido com moderação. No entanto, não deve ser excluído o seu consumo uma vez que ele também é fonte de proteínas, de minerais, de vitaminas e de fibras que trazem muitos benefícios ao organismo.  O melhor será comer pão integral, mas cuidado na hora da compra uma vez que existe no mercado pão que se diz integral, mas que na verdade é confecionado com farinha refinada e à qual é adicionada o farelo.

Etiquetas: história do pão, importância do pão, pão, pão integral, tipos de pão

Leave a Reply

Your email address will not be published.