Bactérias

[-] Índice de conteúdos

Classificação das Bactérias

As bactérias têm uma grande capacidade de reprodução podendo multiplicar-se e aumentar drasticamente o seu número em apenas algumas horas. A sua reprodução geralmente é feita de forma assexuada ou divisão simples levando ao aparecimento de duas bactérias exatamente iguais em termos genéticos. Existem, no entanto, bactérias em que na sua reprodução pode ocorrer uma recombinação genética.

O nome "bactéria" está geralmente associado a doenças e contaminações, mas existem os probióticos  que são uma classe de bactérias com efeitos benéficos na saúde. Estas protejem o intestino ao ajudar na boa digestão, aopartirem os alimentos nos seus vários constituintes para poderem ser absorvidos pelo organismo.

O nome “bactéria” está geralmente associado a doenças e contaminações, mas existem os probióticos que são uma classe de bactérias com efeitos benéficos na saúde. Estas protejem o intestino ao ajudar na boa digestão, ao partirem os alimentos nos seus vários constituintes para poderem ser absorvidos pelo organismo.

Face ao exposto as bactérias são considerados como seres vivos, de tamanho microscópico ou até mesmo submicroscopicos em que as suas dimensões não ultrapassam os micrómetros. Estes seres apresentam uma grande capacidade de adaptação podendo assim ser encontradas em diversos ambientes.

A sua classificação é feita em dois grandes grupos: as gram-positivas e as gram-negativas. As bactérias gram-positivas têm uma parede celular que possui uma só camada de peptidoglicanos enquanto que as gram-negativas têm uma parede celular mais estreita, mas com uma segunda membrana lipídica.

Todos nós temos a ideia que as bactérias são prejudiciais, no entanto, existem aquelas que têm uma grande utilidade para o meio ambiente e para todos os seres vivos. Sabe-se, por exemplo, que através das técnicas usadas na biotecnologia foram já desenvolvidas bactérias com a capacidade de se desenvolver algumas drogas terapêuticas como é o caso da insulina. Na indústria alimentar são usadas algumas destas bactérias para preparar comidas ou bebidas que precisam de fermentação como é o caso dos iogurtes, dos queijos entre muitos outros.

No que se refere à saúde sabemos que o papel destas bactérias é funcionar como agente infecioso provocando algumas doenças como é o caso da cólera e da tuberculose entre outras. Elas propagam-se pelo contacto direto entre as pessoas, pela água, comida, insetos e material infetado. Geralmente as infeções por ela provocadas são tratadas á base de antibióticos e cuidados antissépticos. Ainda assim existem algumas bactérias que vivem conosco e que nos são imprescindíveis como é o caso das que se encontram alojadas no intestino de forma a ajudar na digestão não dando a hipótese de proliferação dos micróbios patogénicos.

Etiquetas: bactéria, bactérias, bactérias e doenças, biotecnologia, classificação das bactérias, doenças bactérias, o que são as bactérias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.