Embrião

[-] Índice de conteúdos

Embrião e o seu desenvolvimento

Durante uma relação sexual entre um homem e uma mulher, o homem liberta um enorme número de espermatozóides aquando da ejaculação. Uma vez alojados no corpo da mulher, eles competem entre si para ver qual o primeiro a encontrar o óvulo. Quando um espermatozóide consegue o seu objetivo de atingir o óvulo, perfura-o e começa então a formação de uma nova vida. Rapidamente as transformações começam o seu percurso para que uma gravidez se processe de forma natural e normal dando origem a um menino ou a uma menina.

O embrião é formado a partir da 3ª semae engloba o primeiro trimestre de desenvolvimento, período ao longo do qual todos os órgãos do corpo vão sendo formados - See more at: http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=739#sthash.acZY7SqC.dpuf

O embrião é formado a partir da 3ª semana após a ovulação e engloba o primeiro trimestre de desenvolvimento, período ao longo do qual todos os órgãos do corpo vão sendo formados.

O embrião pode ser considerado o resultado das primeiras modificações vividas no óvulo fecundado e que vai dar origem a uma nova pessoa. Ao fim de cinco dias decorridos após a fecundação, o embrião encontra-se na fase de blástula ou também conhecida como blastocisto ou blastocisto, e já se pode visualizar a sua implantação no útero. Esta implantação dá-se pelo nome de nidação. Nesta fase de blástula podem ser visualizadas uma camada de células a que se dá o nome de trofoblasto eque produzem enzimas com o objetivo de digerirem os tecidos do útero para dar forma a cavidades no endométrio com o objetivo de ser proporcionada a adequada nutrição do embrião. Para dar uma resposta eficaz a esta ação do trofoblasto, a parede do útero vai dar continuidade à proliferação de vasos sanguíneos daquela zona, formando uma estrutura chamada de decídua uterina.

As cinco semanas, o embrião já começa o desenvolvimento dos braços e pernas apresentando contrações musculares. Cerca das nove semanas o embrião tem mais ao menos dois centímetros e meio e surgem as células ósseas dando inicio ao processo de ossificação. Nesta altura o embrião já possui uma aparência humana e é chamado feto.

Nas plantas o embrião também existe e é considerado como sendo a parte da semente.

Marcado com: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Forum

Acede ao forum de discussão do Em Forma e discute novos tópicos e descobre novos temas.

Acompanha o Em Forma