Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Sistema Nervoso

  • Português

O corpo humano, assim como o corpo de outros animais, é detentor de um conjunto de sistemas que todos em funcionamento vão permitir a sua sobrevivência. O sistema nervoso faz parte desse mesmo conjunto e é ele quem monitoriza e coordena os movimentos dos órgãos, a atividade dos músculos e constrói os estímulos dos sentidos.

[-] Índice de conteúdos

Função do Sistema Nervoso

Os neurónios são a sua unidade funcional e juntamente com os nervos fazem parte da composição deste sistema. São eles que conjuntamente têm um papel de primordial importância no que diz respeito à coordenação motora.

Segundo se sabe, todas as partes que compõem o sistema nervoso são preenchidas com tecido nervoso e os seus estímulos ficam dependentes também do meio que envolve o homem ou o animal.

O sistema nervoso monitoriza e coordena os movimentos dos órgãos, a atividade dos músculos e constrói os estímulos dos sentidos (Autor: Grm wnr)

O sistema nervoso monitoriza e coordena os movimentos dos órgãos, a atividade dos músculos e constrói os estímulos dos sentidos (Autor: Grm wnr)

Com um sistema nervoso funcional deficiente, as funções dos organismos ficam completamente desequilibradas e comprometidas uma vez que é este que tem a responsabilidade de fazer o controle das suas funções coordenando e regulando todas as suas atividades. Este desequilíbrio pode mesmo levar à morte.

Composição do Sistema Nervoso

O sistema nervoso do homem encontra-se formado por duas partes que embora distintas se complementam uma à outra. São eles o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico.

O sistema nervoso central apresenta como principais componentes a medula espinhal, o cérebro, o bulbo ou também chamada de medula oblonga, o cerebelo e a ponte.

A medula espinhal constitui o centro dos arcos reflexos e está organizada em segmentos. Encontra-se subordinada ao cérebro, mas pode agir independentemente dele.

Quanto ao cérebro, é este que se responsabiliza pela grande maioria das funções e encontra-se sob proteção das meninges.

O bulbo é responsável pela respiração e por isso é considerado de vital importância. Está também confrontado com os reflexos cardiovasculares e com a transmissão das informações sensoriais e motoras.

O cerebelo é o controlador da atividade motora.

A ponte faz a transmissão das informações da medula e do bulbo para o córtex cerebral.

O sistema nervoso periférico está dividido em voluntário e autónomo.

Avalia este conteúdo
3.5/5 (4 votos)
Etiquetas: composição do sistema nervoso, função do sistema nervoso, sistema nervoso, sistemas nervosos

Leave a Reply

Your email address will not be published.