Ovo

Imagem de Ovos Partidos (Autor: Imagem em domínio público)

Os benefícios do consumo do ovo tem sido cada vez mais evidentes nas últimas décadas (Autor: Imagem em domínio público)

No decorrer dos últimos anos, as pessoas eram alertadas para o consumo dos ovos em excesso uma vez que se acreditava que estes contribuíam para o aumento dos níveis de colesterol. Mas foi na década de noventa que os estudos realizados sobre os efeitos do consumo dos ovos no organismo e sobre o colesterol vieram contrariar o que se pensava ser a grande verdade.

Isto aconteceu porque deu-se como demonstrada, a teoria de que apenas uma quantidade mínima do colesterol circulante no sangue era proveniente dos alimentos. Comprovou-se também que a grande parte do colesterol circulante é produzida pelo próprio organismo.

Depois de se saber deste fato, o ovo começou a fazer parte obrigatória de todas as alimentações variadas uma vez que este possui um excelente sabor e é também dos mais económicos. Quanto aos seus constituintes podemos dizer que é uma forte fonte de vitaminas A e de vitaminas do complexo B assim como de carotenoides dando um forte contributo para a prevenção das doenças degenerativas. Os sais minerais como o fosforo, o ferro, o zinco e o selénio. No que se refere à quantidade de proteínas, esta está muito equiparado à do leite materno uma vez que é detentor de todos os aminoácidos considerados essenciais.

Face ao exposto não há razão para se pensar que a ingestão de ovos vai aumentar a incidência de Enfarte ou de AVC. Segundo se sabe, pode-se até afirmar que alguns nutrientes existentes no ovo eliminam o perigo de aumento da taxa de colesterol.

No que se refere à quantidade consumida, como se sabe para que uma alimentação seja considerada equilibrada deve ter na sua composição de tudo um pouco. Esta será a razão essencial porque não se deve exagerar na quantidade consumida (como aliás em qualquer outro alimento). Segundo alguns nutricionistas a quantidade recomendada é de um ovo por dia desde que cozinhado de forma adequada, ou seja cozido e não frito.

[-] Índice de conteúdos

Conheça os Benefícios do Ovo

Leia os artigos que o Em Forma preparou para sim na temática dos benefícios do ovo:

 

Etiquetas: colesterol, consumo de ovo, enfarte, leite materno, níveis de colesterol, ovo, ovos, zinco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.