Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Amendoim

O amendoim, um aperitivo servido das mais diversas formas e ao sabor de centenas de apreciadores. Nas zonas do Alentejo, o amendoim, é conhecido pelo nome de alcagoita e é uma planta que faz parte da família Fabaceae. Muitas são as vezes que é confundido com as nozes, mas na verdade pertence à família da beterraba-marinha uma vez que o seu fruto é tipo vagem.

Este fruto tem uma significativa importância em termos económicos essencialmente no que se refere à indústria alimentar. Como é muito rico em lípidos é usado na produção de óleo de cozinha. Nos países da África, o amendoim é usado moído para enriquecer as comidas no que se refere a lípidos e a proteínas.

Imagem de Amendoim (Autor: Alice Welch)

Imagem de Amendoim (Autor: Alice Welch)

Sabe-se que o amendoim é bastante calórico, no entanto muito usado nas dietas de emagrecimento uma vez que promove a sensação de saciedade. Como demora muito tempo a ser mastigado fornece ao cérebro a informação necessária para que a saciedade se instale. Também se sabe que quando o amendoim é mastigado existem moléculas de gordura que não são quebradas.

Para além deste fato ele é uma forte fonte de fibras, que demoram bastante tempo a ser digeridas contribuindo para atingir o citado objetivo.

Este, protege também o coração, uma vez que a sua composição é rica em resveratrol, um excelente antioxidante que impede que o LDL vá construir as tão temidas placas duras das artérias que vão levar à aterosclerose e mais tarde à possibilidade de ocorrência de um enfarte ou de um acidente vascular cerebral. Também pode ser encontrada a arginina que consiste num aminoácido que se transforma em óxido nítrico e promove o relaxamento das artérias aumentando ao mesmo tempo o fluxo sanguíneo e a normalização da tensão arterial. É também rico em ácidos graxos monoinsaturados incluindo o ômega 3 e abastece o organismo de potássio, magnésio e vitamina E ajudando no bom funcionamento do cérebro.

Avalia este conteúdo
2.625/5 (2 votos)
Etiquetas: alcagoita, alcagoitas, amendoim, amendoins, benefícios do amendoim, coração, dieta, enfarte, propriedades do amendoim
Um comentário sobre “Amendoim
  1. Leonilda Botelho disse:

    Com tantas propriedades, ainda não entendi se o amendoim facilita o transito intestinal. Podem elucidar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.