Milho

O milho é um cereal muito conhecido de todos desde os primórdios da humanidade e cultivado em quase todos os cantos do mundo. Pensa-se que a sua origem é mexicana e que a expansão da sua cultura se deu na zona central da Mesoamérica.

Este cereal é usado para alimentar animais, mas também é habitual na alimentação dos seres humanos, sendo considerado um alimento muito nutritivo senão mesmo o mais nutritivo de todos. Esta caraterística deve-se ao fato de que o milho possui todos os aminoácidos excepto a lisina e o triptofano.

[-] Índice de conteúdos

Benefícios do Milho

O milho é muito rico em fibras, mas também em ácido fólico contribuindo para a saúde do coração. O folato que contribui para evitar os defeitos congénitos também está presente na composição do milho. Este elemento ajuda a normalizar os níveis de homocisteína, uma proteína tóxica que existe no sangue e que pode motivar danos nas artérias de todo o corpo bem como ataques cardíacos, derrames e doenças vasculares periféricas. O consumo de folato também contribui para a redução do cancro do cólon.

O milho é um cereal muito conhecido de todos desde os primórdios da humanidade (Autor: Keith Weller)

O milho é um cereal muito conhecido de todos desde os primórdios da humanidade (Autor: Keith Weller)

O milho é igualmente rico em beta-criptoxantina, um carotenoide vermelho-alaranjado. Este, ao fazer parte da alimentação vai providenciar um risco menos acentuado do desenvolvimento do cancro no pulmão. A tiamina que faz também parte integrante do milho, é um importante elemento nas reações enzimáticas para a produção de energia sendo de fundamental importância para a saúde das células do cérebro e para a função cognitiva do mesmo. Isto porque a tiamina é essencial para a síntese da acetilcolina, uma substância química que tem como função atuar como neurotransmissor essencial para a memória através da transmissão dos impulsos nervosos entre as células que constituem o sistema nervoso.

O ácido pantotênico também pode ser providenciado pela ingestão do milho, sendo de extrema importância na manutenção do stress, uma vez que ajuda na manutenção da função das glândulas suprarrenais.

Etiquetas: benefícios do milho, coração, história do milho, milho, propriedades do milho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.