Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Cacau

[-] Índice de conteúdos

Benefícios e Propriedades do Cacau

 

O cacau é o fruto do cacaueiro, uma árvore da família Malvaceae originária do Brasil e de outros países das Américas Central e do Sul. É o ingrediente principal usado para fabricar chocolate.

Para produzir chocolate, é necessário moar as amêndoas de cacau após estas serem secas através de um processo de moagem caseiro ou industrial. Com o cacau podem também ser produzidos suco, geleia, polpa e sorvete.

No passado, os maias consideravam o cacau como uma fruta seleta dada pelos deuses aos homens, sendo geralmente consumidos pelos sacerdotes do Deus Sol. Era descrito pelos maias como uma fruta de sabor apimentado. Atualmente, ainda há muito a tradição de se misturar pimenta em produtos feitos à base de cacau, com o objectivo de lhes dar um sabor mais próximo do cacau original.

O cacaueiro é a árvore que dá origem ao cacau (Autor: Medicaster)

O cacaueiro é a árvore que dá origem ao cacau (Autor: Medicaster)

No Brasil e em outros países da América Latina, sempre teve um papel muito importante em sentido económico, a ponto de ter chegado a ser usado como moeda de troca. Ainda hoje, este fruto continua a ter uma enorme importância económica, movimentando cerca de 60 biliões de dólares por ano.

Apesar de ser um produto de origem americana, o maior produtor mundial de cacau da actualidade é a Costa do Marfim, que produz cerca de 40% da produção mundial.

O cacau é um alimento extremamente saudável. Daí que o consumo de chocolate amargo, com percentagens superiores a 55% de cacau, é uma excelente opção para quem gosta de chocolate.

O cacau ajuda na libertação de endorfinas e a elevar a disposição mental, devido às aminas biogénicas. É uma excelente ajuda no combate à depressão. Visto que é rico em triptofano e flavonóides, também aumenta a proliferação dos neurónios no sistema nervoso, auxiliando assim no funcionamento do sistema nervoso como um todo. Além disso, o cacau ajuda o nosso cérebro a inibir os receptores que nos fazem sentir desejo de alimentos doces, o que faz dele um excelente aliado de quem pretende perder peso.

Avalia este conteúdo
2.5/5 (1 votos)
Etiquetas: benefícios do cacau, cacau, chocolate, propriedades do cacau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.