Nós usamos cookies para melhorar o nosso serviço. Ao usar o Em Forma, está a consentir à utilização de cookies. Aceitar Saber mais


Arroz

O arroz é uma planta da família das gramíneas. A cultura deste cereal é a terceira mais representativa no mundo, logo a seguir ao milho e ao trigo.

É um cereal rico em hidratos de carbono e é usado para alimentação por mais de metade da população mundial.

[-] Índice de conteúdos

Tipos de Arroz

  • Oryza glaberrima,
  • Oryza longistaminata,
  • Oryza latifólia,
  • Oryza barthii,
  • Oryza sativa,
  • Oryza rufipogon,
  • Oryza punctata.

O sucesso do cultivo do arroz está relacionado com a existência de água em abundância, em movimento, mas a velocidade baixa. Para o crescimento do arroz ser bem sucedido, não podem existir grandes variações de temperatura. Nos países asiáticos, o arroz costuma ser cultivado em socalcos.

O arroz é uma planta da família das gramíneas. A cultura deste cereal é a terceira mais representativa no mundo (Autor: Earth100)

O arroz é uma planta da família das gramíneas. A cultura deste cereal é a terceira mais representativa no mundo (Autor: Earth100)

É aceite o pensamento que o arroz é originário da China, junto ao vale do rio Yangtzé. Inicialmente os humanos começaram por colher arroz silvestre, sendo que, por volta do ano 10.000 AC, passaram a cultivá-lo para consumo próprio. No Japão, o arroz é cultivado pelo menos desde o 5º milénio AC. A partir de finais do 3º milénio AC, o cultivo de arroz começou a expandir-se por outros países asiáticos, chegando ao Nepal e à Índia.

Em Portugal, o cultivo de arroz foi trazido pelos muçulmanos, mas só existe documentação que comprova o seu cultivo datada do início do século XVIII. Atualmente, é cultivado nos rios Sado, Sorraia, Mira, Tejo e Mondego, representando cerca de 1250 mil toneladas por ano. Portugal é mesmo o país europeu com maior consumo de arroz per capita.

Os cinco principais produtores mundiais de arroz do mundo são a China, a Índia, a Indonésia, o Bangladesh e o Vietname.

Existem diversos rituais associados ao arroz. Por exemplo, no Japão, quando nasce um bebé, é comum a mãe dar-lhe arroz mastigado como forma de comemorar a sua chegada à vida. No Vietname, os camponeses fazem questão de que as suas sepulturas sejam cavadas nos arrozais. Em Portugal, como em muitos outros países, há o hábito de lançar arroz sobre os recém-casados, desejando-lhes assim uma vida com abundância.

Avalia este conteúdo
2.875/5 (2 votos)
Etiquetas: arroz, arrozes, benefícios do arroz, benefícios do arroz integral, tipos de arroz
Um comentário sobre “Arroz
  1. Irineu Alves disse:

    Muito bom artigo obrigado me ajudou muito Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.